Topo

Bellucci volta a apresentar problemas no saque e cai na estreia em Hamburgo

Bellucci cau na primeira rodada em Hamburgo - Marcelo Ruschel / POA Press/Divulgação
Bellucci cau na primeira rodada em Hamburgo Imagem: Marcelo Ruschel / POA Press/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/07/2013 10h35

Thomaz Bellucci repetiu o mesmo problema que o fez cair na segunda rodada do torneio de Stuttgart, na última semana, e não passou da estreia do ATP 500 de Hamburgo, nesta terça-feira. Ele encerrou seu pequeno tour pela Alemanha ao cair para o espanhol Marcel Granollers, em três sets: 6-3, 5-7 e 6-3. O principal defeito do brasileiro, novamente, foi o péssimo aproveitamento de saque.

Assim como em Stuttgart, quando caiu para o romeno Victor Hanescu, ele ficou abaixo dos 60% de aproveitamento no primeiro saque, o que acaba por quebrar seu ritmo de jogo e ajuda o adversário a ter o controle do ponto, mesmo quando não saca, já que o serviço fica mais lento na segunda chance.

Com a derrota, Bellucci se mantém como freguês de Granollers: perdeu pela terceira vez em três jogos para o espanhol, sempre na primeira rodada: também perdeu em Acapulco 2012 e Buenos Aires 2009.

Nesta terça, o brasileiro iniciou a partida jogando de igual para igual, e chegou a ter duas chances de quebra no quinto game. Porém, desperdiçou ambas e foi quebrado no game seguinte. Não conseguiria devolver e cairia por 6-3.

Neste set, Bellucci mostrou que o defeito no saque persistia: acertou apenas 42% de seus primeiros serviços, contra 54% do rival.

Na segunda parcial, foi quebrado logo no primeiro game, e só se recuperou no sétimo, quando teve três break points e empatou o jogo. Empolgado, aproveitou o primeiro de três set points no saque do rival e fechou em 7-5.

Mas a vitória no set não escondeu os defeitos no saque, que se repetiram: apenas 55% no 1° serviço, contra 78% de Granollers. O brasileiro também cometeu três duplas-faltas e teve que salvar cinco break-points para sobreviver na parcial.

No set decisivo, teve três chances de quebra no 4° game, mas desperdiçou todas. Acabou pagando pelos erros no game seguinte, quando foi quebrado e viu Granollers abrir vantagem. Chegou a devolver a quebra logo no seguinte, mas novamente desperdiçou seu saque no sétimo e viu o espanhol se empolgar, não mais perder games e fechar o jogo em 6-3.

O principal fator? O saque: apenas 56% de acerto no 1° serviço, com três duplas-faltas. Assim, encerrou o jogo com apenas 53% de aproveitamento, contra 63% do rival.

Na próxima semana, Bellucci deverá atuar em Gstaad, na Suíça, torneio que também terá a participação de Roger Federer. O brasileiro é o atual campeão do torneio. Como os pontos daquela conquista já saem do ranking na próxima semana, na segunda-feira Bellucci aparecerá fora do top 100 da ATP.

TELIANA ESTREIA COM VITÓRIA NA SUÉCIA

  • Começou muito bem a campanha da pernambucana Teliana Pereira no WTA de Bastad. Nesta terça-feira, a número 1 do Brasil não teve o mais promissor início de jogo contra a alemã Dinah Pfizenmaier, perdeu o primeiro set, mas conseguiu se recuperar e venceu de virada, anotando parciais de 3/6, 6/2 e 7/5, após 2h05 de batalha.

    Pela segunda rodada no saibro sueco, Teliana vai medir forças com a espanhola Lourdes Domingues, cabeça de chave número 5 e atleta de muita experiência.

    A vitória na estreia em Bastad deixa a brasileira cada vez mais perto de uma inédita colocação no top 100. Atualmente ocupando a 105ª posição, Teliana soma 30 pontos com o resultado desta terça, o que a colocaria provisoriamente no grupo das 100 primeiras.