Topo

Teliana cai na Suécia para espanhola, mas pode entrar no top 100 pela 1ª vez

Teliana Pereira caiu nas oitavas de Bastad para Lourdes Dominguez Lino - EFE/LEONARDO MUÑOZ
Teliana Pereira caiu nas oitavas de Bastad para Lourdes Dominguez Lino Imagem: EFE/LEONARDO MUÑOZ

Do UOL, em São Paulo

17/07/2013 13h00

O tênis feminino no Brasil carece de bons resultados, mas Teliana Pereira vem conseguindo, em 2013, mudar um pouco essa sina. Nesta quarta-feira, ela foi derrotada nas oitavas de final do torneio de Bastad, na Suécia, pela espanhola Lourdes Dominguez Lino (cabeça de chave n° 5), parciais de 3-6, 6-4 e 6-3, mas pode alcançar, pela primeira vez na carreira, o top 100 do ranking da WTA.

Teliana ainda não sabe se estará entre as 100 na próxima semana, já que depende de resultados de outras tenistas, mas a chance é alta, mesmo com a derrota nesta manhã.

Em 2013, Teliana se tornou a primeira tenista do país a vencer um jogo em torneios da WTA - o mais alto escalão do tênis feminino - em oito anos, ao triunfar em Bogotá, em fevereiro. Naquele torneio, ela alcançou a semifinal, o que a fez subir 40 posições no ranking, o começo da arrancada que culminou com esse sonho atual - o avanço no ranking deve garanti-la na chave principal do US Open, que começa no dia 26 de agosto.

Caso tivesse vencido nesta quarta, poderia enfrentar Serena Williams nas quartas - a americana encara a georgiana Anna Tatshivili na próxima quinta-feira pelas oitavas. Seria o primeiro confronto entre ambas.

O jogo

A partida começou com Teliana em apuros: a brasileira foi quebrada pela espanhola logo no primeiro game, e de zero. Depois, no 3° game, precisou de mais de 10 minutos para conseguir confirmar pela primeira vez.

Mas foi o que precisou para se empolgar: no game seguinte, aproveitou uma em duas chances de break e, no sexto game, quebrou novamente para virar o set e não mais deixar Lino encostar, para fechar em 6-3.

Teliana contou com a falta de precisão no saque da rival, que acertou apenas 28% em seu primeiro serviço. teliana também salvou seis de sete chances de break da espanhola.

Mas o jogo mudou no segundo set. Até o oitavo game, a parcial estava empatada, com duas quebras para cada. Só que, ao melhorar o saque – 71% no primeiro serviço -, Lino conseguiu a quebra decisiva, no game final: 6-4.

No set final, Lino mostrou porque está tão acima da brasileira no ranking: é a 54ª da lista. Apesar de sofrer uma quebra logo no primeiro game, soube controlar o jogo ao evitar outras duas chances de breakda brasileira, para conseguir a quebra decisiva em 5 a 3 e sacar para o jogo. Aproveitando o nervosismo da brasileira, fechou facilmente o game decisivo e levou a partida.