Topo

Bellucci cai para argentino carrasco de Federer e perde chance do tri na Suíça

Thomaz Bellucci caiu para Federico Delbonis na primeira rodada em Gstaad - EFE/PETER SCHNEIDER
Thomaz Bellucci caiu para Federico Delbonis na primeira rodada em Gstaad Imagem: EFE/PETER SCHNEIDER

Do UOL, em São Paulo

23/07/2013 11h04

O brasileiro Thomaz Bellucci não vive boa fase: na mesma semana em que saiu pela primeira vez em quatro anos do top 100 do ranking da ATP, ele foi derrotado na estreia do torneio de Gstaad, na Suíça, no qual defendia o título de 2012. Bellucci caiu em sets diretos (7-5 e 7-6(2)), nesta terça-feira, para o argentino Federico Delbonis, que protagonizou zebra na última semana, em Hamburgo, ao derrotar Roger Federer nas semifinais (perderia o título para o italiano Fabio Fognini).

Bellucci, desta maneira, perde a chance de recuperar os pontos do título em Gstaad - em 2012, o torneio foi uma semana antes e, assim, os pontos foram descontados mais cedo, causando a queda da 70ª para a 113ª posição do brasileiro no ranking. Além do ano passado, Bellucci já havia conquistado a taça na Suíça em 2009 - logo após aquela conquista, iniciou a sequência de quatro anos entre os 100 melhores do mundo.

O ainda número um do país não tem participação em torneios garantidas nas próximas semanas. Em razão da queda no ranking, dificilmente conseguirá participar dos Masters 1000 de Cincinatti e Montreal, e deverá optar pela participação em Challengers para pontuar e melhorar seu jogo antes do US Open, que começa no final de agosto. Delbonis, por sua vez, mantém a boa fase e, agora, encara o espanhol Marcel Granollers nas oitavas de final. 

No primeiro set da partida desta terça, Bellucci novamente apresentou problemas no saque, algo que já havia ocorrido nos torneios de Stuttgart e Hamburgo. Com apenas 47% de acerto no primeiro serviço (Delbonis teve 61%), nem os cinco aces salvaram a derrota.

Ele teve que salvar uma chance de break-point do argentino no sexto game, mas não resistiu no 12°, quando Delbonis teve duas oportunidades e não desperdiçou. Outra falha grave do brasileiro foi a devolução – só conseguiu anotar dois pontos em primeiros saques do argentino. 

Entre o primeiro e o segundo sets, a partida foi paralisada por cerca de 40 minutos em razão das chuvas que atingiram Gstaad. Aparentemente, Delbonis voltou da queda melhor que o brasileiro, e fechou o primeiro game de zero. No segundo, já teve chance de quebra, mas Bellucci salvou. No 3°, Delbonis fechou de zero novamente.

Os jogadores continuaram a manter os serviços, mas com certa dose de emoção: no 8° game, Delbonis teve quatro chances de quebra, mas Bellucci salvou todas. No 11°, o contrário: Bellucci desperdiçou quatro chances no saque do rival. O empate seguiu (após Bellucci salvar um match-point) e o set foi para o tie-break.

Os tenistas confirmaram os pontos em seus saques até que Delbonis conseguiu o mini-break em 4 a 2. No saque seguinte de Bellucci, novo ponto do argentino. Delbonis só precisou confirmar seus dois serviços para fechar a partida e eliminar a chance do tri brasileiro em Gstaad.