Topo

Tenista sérvio é suspenso por 18 meses por não fazer teste de doping

Viktor Troicki não realizou teste de doping sanguíneo e foi punido com 18 meses de suspensão - Patrick Kovarik/AFP
Viktor Troicki não realizou teste de doping sanguíneo e foi punido com 18 meses de suspensão Imagem: Patrick Kovarik/AFP

Das agências internacionais

25/07/2013 19h24

A Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) puniu com suspensão de 18 meses o sérvio Viktor Troicki por não ter entregado uma amostra de sangue para teste de doping. O teste foi requerido na participação do tenista no Masters 1000 de Montecarlo.

A ITF informou que o tenista cometeu uma violação das normas antidopagem  por “se recusar ou não cumprir sem justificativa válida o teste sanguíneo”.

Troicki, de 27 anos, foi contatado para entregar amostras de sangue e de urina no último dia 15 de abril, durante o torneio em Montecarlo. O tenista entregou a amostra de urina, mas não a de sangue. Segundo ele, um dos agentes antidoping permitiu que ele não fizesse o teste sanguíneo, já que o atleta não estava se sentindo bem no dia.

Apesar da declaração, o tribunal decidiu punir o atleta, argumentando que o agente não considerou válidos os argumentos de Troicki. Além disso, a atitude do atleta foi considerada incorreta e sua justificativa para não fazer o teste infundada. Foi decidido, então, que Troicki cometeu uma violação das normas antidoping e, portanto, deveria ser punido com 18 meses de suspensão de competições.

Com esta decisão,Troicki só voltaria a jogar em 24 de janeiro de 2015. A punição também anula o resultado do sérvio no Masters 1000 de Montecarlo, descontando os pontos que somou do ranking da ATP. Ele foi eliminado na primeira fase da competição, após perder para Jarkko Nieminen.