Topo

Bellucci erra demais, sofre virada e é eliminado pela 4ª vez seguida em estreias

Thomaz Bellucci desperdiçou várias chances em momentos decisivos e acabou eliminado no Canadá  - EFE/PETER SCHNEIDER
Thomaz Bellucci desperdiçou várias chances em momentos decisivos e acabou eliminado no Canadá Imagem: EFE/PETER SCHNEIDER

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 18h06

Thomaz Bellucci pagou caro por seus muitos erros em momentos decisivos de sua estreia no Masters de Montréal, nesta segunda-feira, e caiu para o eslovaco número 40 do ranking da ATP, Martin Klizan, por 2 sets a 1, com parciais de 5-7, 6-4 e 7-6 (6). Esta foi a quarta eliminação seguida do brasileiro logo no jogo inicial.

Antes, Thomaz Bellucci havia caído logo na estreia nos torneio de Hamburgo, Gstaad e Kitzbuhel. 

O tenista brasileiro teve a chance por diversas vezes de quebrar o serviço adversário, ou definir a partida, mas errou em diversos fundamentos e viu o rival europeu virar a partida no Canadá. Klizan encara agora na 2ª fase o francês Richard Gasquet, cabeça-de-chave número 7 do torneio.

O duelo começou equilibrado em Montreal, com os dois tenistas confirmando seus dois primeiros serviços. No quinto game, Bellucci salvou três break points e tirou a desvantagem de 0-40 para 40-40. Com dois erros em sequência do eslovaco, o brasileiro voltou a ficar à frente.

Bellucci e Klizan seguiram confirmando seus saques até o 6 a 5 do brasileiro, quando enfim ocorreu a primeira quebra do jogo. Thomaz Bellucci se aproveitou de erros do rival e fechou o 1º set em 7 a 5, após 43 minutos.

O brasileiro seguiu bem no início do set seguinte e abriu 1 a 0. O eslovaco, porém, não se abateu e virou o duelo para 2 a 1, conseguindo sua primeira quebra na partida.

No 4º game Bellucci teve por diversas vezes a chance de devolver a quebra e empatar o jogo, mas não soube aproveitar os vários erros de Martin Klizan, que confirmou seu saque e abriu 3 a 1 no set.

Após mais uma confirmação do brasileiro, Bellucci teve novamente a chance de quebrar o serviço rival e igualar o placar, e desta vez não desperdiçou. Contando com muitos erros de Klizan, ele foi sólido desta vez para empatar o jogo em 3 a 3.

Mas Thomaz Bellucci não soube aproveitar o bom momento e permitiu nova quebra do eslovaco no game seguinte. Com confirmações de ambos os lados até o final do set, o brasileiro não resistiu e foi derrotado por 6 a 4.

Com um ace, Bellucci saiu na frente no terceiro e decisivo set, abrindo 1 a 0. No game seguinte, desperdiçou três break points e não conseguiu nova quebra, permitindo o empate do eslovaco.

O jogo seguiu sem quebras até o 5 a 4 do brasileiro, que começou o 10º game abrindo logo 30-0. Mas o eslovaco reagiu bem, contou com falhas de Bellucci e adiou o fim da partida, empatando o set em 5 a 5.

Quase permitindo uma quebra de Klizan em momento decisivo, Thomaz Bellucci se aproveitou de seu bom saque para confirmar o serviço e fazer 6-5. Desta vez o brasileiro não soube aproveitar seu melhor momento no jogo, errou demais, e o adversário empatou o duelo.

No tie-break, mais erros não forçados de Bellucci e derrota para Klizan por 8-6 no tie-break, após 2h34min de partida.