Topo

Semi caseira em Montréal confirma momento 'mágico' do tênis canadense

Do UOL, em São Paulo

09/08/2013 17h43

Na base dos saques de até 230 km/h de Milos Raonic, número 13 do mundo aos 22 anos, o Canadá faz em 2013 a sua melhor campanha na história da Copa Davis, e poderá chegar à final da competição por equipes se passar pela Sérvia em setembro. Nesta sexta-feira, o país confirmou seu momento “mágico” no tênis ao emplacar dois tenistas nas semifinais do Masters 1000 de Montréal, sendo um deles o próprio Raonic.

Diante do letão Ernests Gulbis, algoz do número 2 do mundo Andy Murray, Raonic passou por dificuldades, e não chegou a impressionar com o seu famoso saque. Mas o canadense fez a festa da torcida depois de 2h26 de disputa, e conseguiu a vitória por 2 sets a 1 no jogo válido pelas quartas de final, com parciais de 7-6 (3), 4-6 e 6-4.

Seu adversário na semi de sábado será outro canadense: o convidado Vasek Pospisil, de 23 anos, que se tornou a grande sensação do torneio em Montréal. Número 71 do mundo, Pospisil eliminou John Isner, Radek Stepanek e até Tomas Berdych, número 6 do mundo. Nesta sexta, contou com o abandono de Nikolay Davydenko e ficou entre os quatro melhores de um Masters 1000 pela primeira vez.

Raonic teve bem mais trabalho nas quartas de final. Com ambos os tenistas forçando tudo no saque, ninguém conseguiu quebras no primeiro set, que só foi decidido no tie-break, vencido pelo canadense.

A primeira quebra de serviço do jogo só veio no segundo set, e definiu a reação de Gulbis na partida. O letão definiu os lances decisivos com potentes golpes de fundo de quadra, e forçou a realização do terceiro set.

Foi quando o cansaço e o nervosismo começaram a afetar o rendimento de ambos. O primeiro a sentir foi Gulbis, que conseguiu a proeza de cometer quatro duplas faltas em um só game. Foi quebrado, mas Raonic vacilou e perdeu a vantagem logo no game seguinte.

O jogo só foi decidido no décimo game do terceiro set, após uma tensa disputa com Gulbis no saque. Pressionado, o letão mandou na rede com um match-point contra, para o delírio da torcida. Apesar de ter cometido 50 erros não forçados contra 30 do rival, Raonic quebrou o saque na hora certa e passou das quartas de um Masters 1000 pela primeira vez.

VASEK POSPISIL, A SENSAÇÃO CANADENSE EM MONTRÉAL


  • Raonic volta à quadra no sábado para a semifinal contra o compatriota Vasek Pospisil, que fez a festa do público local nesta sexta-feira em apenas 20 minutos. O canadense contou com a desistência do russo Nikolay Davydenko quando vencia por 3 a 0 no 1º set e garantiu sua vaga nas semifinais do torneio.
    Leia mais