Topo

Federer espanta fantasma da estreia e despacha alemão em Cincinnati

Roger Federer devolve de backhand contra Philipp Kohlschreiber na estreia em Cincinnati - John Sommers II/Reuters
Roger Federer devolve de backhand contra Philipp Kohlschreiber na estreia em Cincinnati Imagem: John Sommers II/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 00h22

Depois de ser eliminado pelo alemão Daniel Brands na estreia de seu último torneio, em Gstaad, Roger Federer se recuperou do trauma na noite de terça-feira, em sua primeira partida no Masters 1000 de Cincinnati. Defendendo o título, o suíço encarou outro tenista da Alemanha: Philipp Kohlschreiber. Desta vez, ele não deu chance ao azar e venceu por 2 sets a 0 e parciais de 6-3 e 7-6 (9-7).

A vitória sobre o alemão número 26 do mundo colocou Federer nas oitavas de final de seu primeiro torneio em quadras sintéticas desde março. Ele vai enfrentar o vencedor do jogo entre o espanhol Marcel Granollers e o também alemão Tommy Haas.

Em má fase depois de eliminações surpreendentes em Hamburgo e Gstaad, Federer voltou a mostrar suas melhores jogadas no primeiro set contra Kohlschreiber. O suíço número 5 do mundo foi o primeiro a conseguir uma quebra de saque, e abriu 5 a 2 depois de uma sequência de belos voleios, encaminhando a vitória por 6 a 3.

O segundo set foi mais difícil para Federer, que viu Kohlschreiber ser mais agressivo e subir à rede com mais frequência. O alemão conseguiu a quebra logo em sua primeira oportunidade, mas vacilou e deixou Federer devolver no game seguinte.

A decisão do segundo set foi para o tie-break, e Federer errou menos que o alemão. Kohlschreiber chegou a jogar sua raquete no chão depois de uma de suas bolas para fora.  O suíço ainda contou com um erro da arbitragem, que não viu bola fora e pôde chegar ao match-point para fechar em 9 a 7 no desempate.

Federer foi campeão em Cincinnati no ano passado com direito a pneu na final contra Novak Djokovic, e defende o título para não perder os pontos no ranking. Ele poderá enfrentar o rival Rafael Nadal já na fase de quartas de final.