Topo

Em comemoração, Guga encontra tenistas nº 1 do mundo

Gustavo Kuerten entre os campeões de várias gerações do tênis -  D Dipasupil/Getty Images/AFP
Gustavo Kuerten entre os campeões de várias gerações do tênis Imagem: D Dipasupil/Getty Images/AFP

UOL com agência internacionais

24/08/2013 18h01

Craques do tênis mundial se reuniram na noite desta sexta-feira (23), em Nova York, em um evento que rendeu tributo às gerações presentes e passadas de tenistas consagrados. Entre os homenageados: John Newcombe, Jimmy Connors, Bjorn Borg, John McEnroe, Ivan Lendl, Mats Wilander, Stefan Edberg, Jim Courier, Marcelo Rios, Carlos Moyá, Yevgeny Kafelnikov, Lleyton Hewitt, Juan Carlos Ferrero, Andy Roddick, Roger Federer, Rafael Nadal,  Novak Djokovic e o brasileiro Gustavo Kuerten.

A celebração dos nº1, que marca os 40 anos da criação da lista mundial de tênis, acontece às vésperas do campeonato Aberto, nos EUA – o último Grande Slam da temporada. Durante o evento, os campeões das últimas quatro décadas compartilharam experiências e recordações que viveram ao longo da carreira.

O atual número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic, comentou que estar no topo do campeonato é a meta de todo atleta, não apenas de tenistas. “Não são muitos os que conseguem e é por isso que estar sentado junto com os outros campeões é uma verdadeira honra”, disse.

Já o suíço Roger Federer se lembrou dos que foram número antes dele, como seu ídolo, o sueco Stefan Edberg. “Foi importante ter alguém para admirar”, comentou.

O evento também teve uma homenagem especial ao presidente da ATP Heritage, que criou programa que honra os 25 jogadores que alcançaram o principal posto do ranking desde a sua criação, em 1973.