Topo

Visual de Venus, pai barrado e chuva marcam início do Aberto dos EUA

Do UOL, em São Paulo

26/08/2013 23h55

Em quadra, a edição 2013 do Aberto dos Estados Unidos de tênis começou sem grandes surpresas nesta segunda-feira. No entanto, isso não impediu o primeiro dia do Grand Slam de ser cheio de histórias. Entre um esquilo que invadiu a quadra, a credencial negada ao pai de Bernard Tomic e o visual colorido de Venus Williams, a abertura do torneio tinha vários candidatos a protagonista. No fim, porém, esse posto coube à chuva, que interrompeu as partidas em Flushing Meadows.

Foi a chuva que interrompeu o jogo entre o brasileiro Rogério Dutra Silva e o canadense Vasek Pospisil. A partida que define o adversário de Rafael Nadal na próxima fase foi paralisada no quarto set.

Como a chuva não diminuiu, todo o restante da rodada da chave masculina foi adiado. Isso postergou a estreia do suíço Roger Federer, que enfrentaria o esloveno Grega Zemlja nesta segunda-feira.

O curioso é que o problema causado pela chuva aconteceu horas depois de a USTA, entidade que comanda o tênis nos Estados Unidos, ter revelado planos para cobrir o Arthur Ashe Stadium, que tem capacidade para 23 mil espectadores e é a maior arena de tênis do planeta.

Na manhã de segunda, a USTA explicou que vai a cobertura custará US$ 100 milhões. O teto retrátil será parte de um plano de reforma cujo custo total ficará perto de US$ 550 milhões.

A cobertura do Arthur Ashe Stadium deve ser inaugurada em 2016. No entanto, a previsão da USTA é que o projeto seja concluído apenas dois anos depois, quando o Louis Armstrong Stadium também terá um teto retrátil.

Se o teto retrátil for instalado, o Aberto dos Estados Unidos será o terceiro Grand Slam de tênis a adotar essa medida. O único torneio dessa magnitude que não conta com uma arena coberta é Roland Garros.

Enquanto a cobertura é apenas um plano, a chuva aproveitou para castigar o Aberto dos Estados Unidos. Melhor para o pai do tenista australiano Bernard Tomic, Josh Tomic, que foi banido das quadras por agredir um parceiro de treinos no ano passado e não recebeu credencial para ver os jogos em Flushing Meadows.

A parte que aconteceu e que Josh Tomic não pôde ver teve uma invasão de um esquilo durante o jogo entre a alemã Sabine Lisicki e a russa Vera Dushevina. Enquanto o animalzinho corria pela quadra, a partida chegou a ser paralisada.

Se tivesse invadido a quadra em outro jogo, o esquilo teria de brigar para ter destaque. No duelo com a belga Kirstens Flipkens, nada chamou mais atenção do que o visual de Venus Williams. A norte-americana apostou em uma combinação de roupa estampada, unhas desenhadas e um cabelo com aplique branco, preto e pink.

  • Matthew Stockman/Getty Images/AFP

    Brasileiro Bellucci perde a sexta estreia seguida