Topo

Após 6 derrotas seguidas em estreias, Bellucci disputará challenger europeu

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 12h14

Após perder na primeira rodada do Aberto dos EUA para o espanhol Roberto Bautista-Agut e somar sua sexta derrota seguida em estreias na temporada, Thomaz Bellucci tentará somar pontos no ranking longe dos principais torneios da ATP. Ele confirmou presença no challenger de Szczecin, na Polônia, que será disputado a partir do dia 16 de setembro.

Será o primeiro torneio de Bellucci após o Grand Slam americano e também o primeiro após a disputa da repescagem da Copa Davis, na qual o Brasil enfrenta a Alemanha tentando se manter no Grupo Mundial da competição entre países. A repescagem da Davis está programada para o final de semana entre 13 e 15 de setembro - Bellucci deverá ser convocado, apesar da má fase.

Ele não disputa um challenger, torneio de segundo escalão do circuito do tênis mundial, desde março deste ano, quando caiu na estreia em Dallas para o ucraniano Sergiy Stakhovsky, então número 108 do mundo. Belluci, à época, estava entre os 40 melhores.

Hoje apenas em 118° no ranking, Bellucci tenta somar pontos para voltar ao top 100, o qual deixou pela primeira vez em quatro anos em julho. O challenger polonês dará 125 pontos ao campeão.

A fase de Bellucci é tão ruim que possivelmente ele não conseguirá defender o título do ATP 250 de Moscou, que ocorre em outubro. Para disputar o torneio, ele terá que se inscrever no qualifying.

Além disso, ele corre o risco de perder o posto de número um do Brasil no ranking. No momento, ele está cinco posições à frente de João Souza, o Feijão, e 16 acima de Rogério Dutra Silva, o Rogerinho. Este último enfrenta nesta quinta-feira Rafael Nadal, pela segunda rodada do Aberto dos EUA, e, caso consiga uma zebra e vença, tem chance de passar Bellucci no ranking já na próxima listagem.