Topo

Rogerinho conquista torcida nos EUA, mas não evita massacre de Nadal

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 23h32

Rogério Dutra Silva, número 134 do mundo, tinha um objetivo na partida contra Rafael Nadal na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos: não fazer feio. Pelo menos para a torcida de Nova York, apesar do pneu sofrido no terceiro set, ele conseguiu. Na esperança de assistir mais do que apenas 1h32 minutos de tênis, o público incentivou o brasileiro, que não evitou um massacre por 3 sets a 0 e parciais de 6-2, 6-1 e 6-0.

No ano passado, também pela segunda rodada, Rogerinho enfrentou o número 1 do mundo Novak Djokovic, e impôs mais resistência: perdeu por 6-2, 6-1 e 6-2. Desta vez, o brasileiro foi totalmente envolvido no fundo de quadra pelo espanhol, que vai enfrentar na terceira rodada o croata Ivan Dodig.

Rogerinho já começou o jogo com um 0-40 contra, mas conseguiu salvar três break-points. Em seu segundo game de serviço, brasileiro não resistiu e, com um erro não forçado, cedeu a primeira quebra a Nadal. O espanhol conseguiu outra e abriu 5 a 2, para em seguida fechar o primeiro set em apenas 33 minutos.

No segundo set, após confirmar um serviço, Rogerinho conseguiu seu primeiro break-point e levantou o público. Não aproveitou, e a torcida fez ‘ah’. Depois, em seu game de serviço, voltou a arrancar aplausos ao definir um ponto com uma bela paralela, após um longo rali. No mesmo game, acabou tendo o saque quebrado.

Nadal repetiu a dose logo em seguida e abriu 5 a 1. Ganhou o segundo set com uma dupla falta de Rogerinho. No terceiro, o brasileiro trocou de camisa e apostou no preto, mas não adiantou. Nadal deslocou o adversário com golpes abertos no fundo de quadra e facilitou suas bolas vencedoras para fechar a partida com um pneu. 

Melhor tenista da temporada com nove troféus conquistados, Nadal vem de dois títulos Masters 1000 seguidos conquistados em quadra rápida, como a do Aberto dos Estados Unidos. Com as vitórias em Montréal e Cincinnati, ele provou que, depois de se recuperar da lesão no joelho, é um dos favoritos ao título em Nova York.

Seu adversário na terceira rodada, o croata Ivan Dodig, é o número 38 do mundo e já venceu o espanhol uma vez, em 2011, na quadra rápida do Masters 1000 de Montréal. Para chegar à terceira rodada, ele eliminou o russo Nikolay Davydenko por 3 sets a 0. 

Federer põe argentino para correr e avança sem trabalho

  • A julgar pelo tênis apresentado nas primeiras rodadas do Aberto dos Estados Unidos, a má fase de Roger Federer está perto de acabar. Nesta quinta-feira, contra o argentino Carlos Berlocq, o suíço fez uma exibição de tênis e venceu em apenas 1h35, por 3 sets a 0 e parciais de 6-3, 6-2 e 6-1.

    Leia mais

Revés para Soares ratifica aposentadoria de James Blake

  • O brasileiro Bruno Soares contribuiu para abreviar a carreira do tenista James Blake. O norte-americano havia avisado que se aposentaria depois da participação no Aberto dos Estados Unidos de 2013, e nesta quinta-feira ele foi eliminado em simples e duplas.

    Leia mais