Topo

Aberto dos EUA tem despedida de Blake, Errani e protagonistas efêmeros

Aos 17 anos, Victoria Duval pula para comemorar a vitória sobre Samantha Stosur na estreia do Aberto dos EUA - Timothy Clary/AFP Photo
Aos 17 anos, Victoria Duval pula para comemorar a vitória sobre Samantha Stosur na estreia do Aberto dos EUA Imagem: Timothy Clary/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 06h00

O tom de despedida foi a marca do Aberto dos Estados Unidos de tênis na última quinta-feira. O dia foi marcado pelo fim da carreira do norte-americano James Blake, pela primeira queda de uma integrante do top 10 do ranking mundial e pelas eliminações de protagonistas efêmeros.

A principal dessas estrelas eliminadas foi a norte-americana Victoria Duval, que havia eliminado a australiana Samantha Stosur na primeira rodada. Ela perdeu para Daniela Hantuchova.

Duval ganhou destaque por ter apenas 17 anos – 12 a menos do que Hantuchova – e por ser apenas a 296ª do mundo. Além disso, a norte-americana tem uma história de vida extremamente chamativa: ela passou a infância no Haiti, foi feita de refém em um assalto em Porto Príncipe e quase perdeu o pai, que ficou horas soterrado após terremoto no país.

Na quinta-feira, porém, a protagonista Duval não conseguiu parar Hantuchova, atual número 48 do ranking mundial. A eslovaca, que já chegou a ser a quinta do mundo, não atingia a terceira rodada de um Grand Slam desde o Aberto da Austrália de 2012.

Outro jogador que chamou atenção nos primeiros dias e teve o sonho encerrado na quinta-feira foi o brasileiro Rogério Dutra Silva. Ele perdeu por 3 sets a 0 para o espanhol Rafael Nadal, com parciais 6-2, 6-1 e 6-0.

Rogerinho, número 134 do ranking mundial, conquistou a torcida dos Estados Unidos durante o duelo com Nadal. No entanto, o espanhol precisou de apenas 1h32 para superar o brasileiro.

Entretanto, o dia não foi um desastre completo para os brasileiros. Bruno Soares, jogando a chave de duplas ao lado de Alexander Peya, eliminou os norte-americanos James Blake e Jack Sock.

O resultado encerrou definitivamente a carreira de Blake, que havia anunciado a aposentadoria para depois do Aberto dos Estados Unidos. Horas antes do confronto com Soares e Peya, o norte-americano havia sido eliminado da chave de simples por Ivo Karlovic.

Outra despedida que marcou a quinta-feira no Aberto dos Estados Unidos foi a de Sara Errani. Número 5 do mundo, a italiana perdeu por 2 a 0 para a compatriota Flavia Pennetta.

Com o resultado, Errani foi a primeira tenista que ocupa um lugar entre os dez melhores do ranking mundial e foi eliminada no Aberto dos Estados Unidos de 2013.