Topo

Djokovic perde 1º set no Aberto dos EUA, mas bate Youzhny e vai à semifinal

Do UOL, em São Paulo

05/09/2013 23h50

Não foi tão fácil quanto o jogo anterior, mas Novak Djokovic teve vida tranquila mais uma vez no Aberto dos Estados Unidos. O sérvio, atual número 1 do ranking mundial, venceu o russo Mikhail Youzhny por 3 sets a 1 nesta quinta-feira e assegurou vaga nas semifinais da edição 2013 do Grand Slam. Foi a primeira vez no torneio deste ano que Djoko perdeu uma parcial. 

Campeão em 2011 e vice no ano passado, Djokovic vai enfrentar nas semifinais deste ano o suíço Stanislas Wawrinka, que surpreendeu e eliminou nesta quinta-feira o britânico Andy Murray, vencedor da edição passada do Aberto dos Estados Unidos.

Na rodada anterior, Djokovic havia atropelado o espanhol Marcel Granollers por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/0 e 6/0. O sérvio venceu os últimos 13 games do duelo.

Youzhny teve uma vida muito mais dura para chegar às quartas de final. O russo precisou de cinco sets para eliminar o australiano Lleyton Hewitt na rodada anterior.

Nesta quinta-feira, a diferença física decorrente dessa trajetória foi evidente. O jogo foi tranquilo para Djokovic desde o início. O sérvio quebrou o serviço de Youzhny logo na primeira oportunidade e conseguiu manter a vantagem até fechar o set em 6/3 em 38 minutos.

No segundo set, Djokovic teve vida ainda mais tranquila. Youzhny confirmou o serviço na primeira oportunidade, mas foi quebrado pelo sérvio nas duas seguintes.

Pesou para a tranquilidade do segundo set a evolução de Djokovic. O sérvio teve mais erros não forçados na parcial inicial (11 contra dez). Na segunda, optou por um jogo de fundo mais consistente e concedeu menos pontos a Youzhny. O resultado disso: vitória por 6/2.

Com 2 a 0 de vantagem, Djokovic viu Youzhny atuar de forma mais intensa no terceiro set e o que parecia mais uma classificação simples para o número 1 do mundo ganhou mais um capítulo. Jogando com um ritmo forte, o russo surpreendeu e fechou em 6/3, ganhando sobrevida no confronto, aplicando a primeira derrota do sérvio em um set. 

Após o vacilo, Djoko não voltou a atuar bem no quarto set e não deu a menor chance ao adversário. Demonstrando muita qualidade, o sérvio rapidamente quebrou o saque do oponente e levou a parcial com tranquilidade até a vitória.