Topo

Afunilado, Aberto dos EUA perde campeão e tem brasileiro na final

Do UOL, em São Paulo

06/09/2013 06h00

O Aberto dos Estados Unidos chegou à reta final e reduziu o número de jogos, mas não a quantidade de surpresas. Em um dia marcado pela classificação de um brasileiro à decisão de duplas masculinas, o último Grand Slam da temporada perdeu o atual dono do título da chave de simples.

O britânico Andy Murray, campeão do Aberto dos Estados Unidos no ano passado, foi surpreendentemente eliminado pelo suíço Stanislas Wawrinka na última quinta-feira. Não apenas pelo resultado, mas pela facilidade do atual número 9 do ranking mundial para bater o detentor do título.

Wawrinka venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, e vai enfrentar na semifinal o atual número 1 do mundo, Novak Djokovic, outro que teve vida relativamente fácil nas quartas de final.

Djokovic venceu o russo Mikhail Youzhny, que complicou a vida do sérvio apenas no terceiro set. No fim, o número 1 do mundo fechou o confronto com triunfo por 3 a 1. Foi a primeira vez que Djoko perdeu uma parcial no torneio. 

O duelo do número 1 do mundo contra o nono colocado no ranking é bem próximo da realidade da outra semifinal. Também estão na disputa do título o espanhol Rafael Nadal e o francês Richard Gasquet.

Gasquet é o número 8 do ranking mundial, e Nadal ocupa atualmente o segundo lugar. O espanhol enfrentou o compatriota Tommy Robredo pelas quartas de final na última quinta e venceu por 3 sets a 0 (6/0, 6/2 e 6/2).

Depois do jogo, Nadal disse que foi a primeira vez na temporada em que ele esteve 100% na quadra. “Na minha opinião, fiz tudo da melhor maneira, me movimentei bem e fiquei muito feliz”, analisou o espanhol.

Bruno Soares será campeão de duplas do Aberto dos EUA?

Resultado parcial

Total de 679 votos
92,05%
7,95%

A chave de duplas masculinas também teve uma grande surpresa na quinta-feira. Os irmãos Bob e Mike Bryan, que formam o conjunto número 1 do mundo, foram superado nas semifinais por Leander Paes e Radek Stepanek.

Paes e Stepanek terão pela frente o austríaco Alexander Peya e o brasileiro Bruno Soares na decisão de duplas masculinas. O duelo está agendado para o próximo domingo.

No ano passado, Soares foi campeão do Aberto dos Estados Unidos nas duplas mistas. Ele também decidiu na mesma chave o Grand Slam de Wimbledon.