Topo

Ex-rival de Guga volta a ser campeão 15 anos após seu 1º título nos EUA

Do UOL, em São Paulo

07/09/2013 06h00

A sexta-feira do Aberto dos Estados Unidos de tênis teve uma série de protagonistas, mas todos eles passam por Max Mirnyi. O bielorrusso de 36 anos, pedra no sapato de Gustavo Kuerten em 2001, foi campeão na chave de duplas mistas, jogando ao lado da tcheca Andrea Hlavackova, e virou um ponto comum entre todas as histórias mais fortes do dia.

A começar pela própria Hlavackova. Horas depois de ter levantado com Mirnyi o troféu de duplas mistas, a tcheca voltou à quadra ao lado da compatriota Lucie Hradecka e eliminou as irmãs Serena e Venus Williams nas semifinais de duplas femininas.

Hlavackova e Hradecka jogarão a decisão contra as australianas Ashleigh Barty e Casey Dellacqua. E Serena, que disputará o título feminino de simples, perderá a chance de erguer um segundo troféu no Aberto dos Estados Unidos deste ano.

Na chave de simples, Serena atropelou na sexta-feira a chinesa Na Li e avançou à decisão. Ela reencontrará a bielorrussa Victoria Azarenka, que foi superada pela norte-americana na decisão do Aberto dos Estados Unidos de 2012.

Azarenka também assegurou na sexta-feira a classificação para a decisão. Ela venceu por 2 sets a 0 a italiana Flavia Pennetta.

Em 2007, Azarenka já sentiu o que é ser campeã do Aberto dos Estados Unidos. A bielorrussa venceu o Grand Slam nas duplas mistas, e o companheiro dela era exatamente Max Mirnyi.

O título conquistado com Azarenka foi o segundo de Mirnyi nas duplas mistas do Aberto dos Estados Unidos. Ele já havia vencido o Grand Slam em 1998. Na época, jogou com Serena Williams.

“Ele é simplesmente fantástico. Ele cobre 80% da quadra. É muito fácil fazer lances fantásticos quando você joga com alguém assim”, enalteceu Hlavackova em entrevista coletiva depois do título de sexta-feira.

A tenista tcheca, Serena Williams e Victoria Azarenka foram as protagonistas do Aberto dos Estados Unidos na sexta-feira. E todas têm no currículo um título de duplas mistas do Grand Slam ao lado de Mirnyi, que travou um duelo à parte com Gustavo Kuerten na temporada de 2001, a mesma em que o brasileiro conquistou o tricampeonato de Roland Garros. 

Há 12 anos, o bielorruso fazia, no mesmo ano, três duelos marcantes contra Guga. Venceu dois deles, e o mais surpreendente foi o primeiro, no saibro de Hamburgo, quando surpreendeu o brasileiro com saques indefensáveis. Sua única derrota para o catarinense foi justamente no Aberto dos EUA daquele ano, pela terceira rodada. Ainda assim, só se entregou depois de jogar cinco sets.