Bellucci perde 7ª estreia seguida e Alemanha abre 2 a 0 na repescagem
Mesmo com sua má fase, o Brasil resolveu apostar em Thomaz Bellucci na repescagem da Copa Davis contra a Alemanha. Porém, no primeiro dia do confronto, a aposta não deu certo: Bellucci perdeu sua sétima estreia seguida - sendo as seis anteriores em torneios da ATP - e viu Florian Mayer abrir 2 a 1 para a Alemanha, em sets diretos, com parciais de 6-4, 6-1 e 6-2.
Bellucci, número 116 do mundo, havia vencido seu único confronto anterior contra Mayer - em Madri, 2011, quando atingiu as semifinais. Porém, naquela oportunidade, a partida foi disputada no saibro, diferentemente desta sexta, em que a Alemanha manda suas partidas na quadra dura de Neu-Ulm.
Com a derrota de Bellucci, a Alemanha só precisa de um ponto para garantir a continuidade do país no Grupo Mundial da Davis - caiu para a Argentina na primeira fase deste ano. Já o Brasil não pode mais perder nenhuma partida: sábado, é a vez de Bruno Soares e Marcelo Melo tentarem pontuar no confronto de duplas, contra Martin Emmrich e Daniel Brands, a partir de 8h.
O jogo
Na primeira parcial, Bellucci mostrou falhas logo no quarto game, quando foi quebrado sem pontuar. Quando o alemão sacava para fechar o set, em 5 a 3, o braisleiro se recuperou e devolveu a quebra.
Porém, como tem ocorrido em momentos decisivos em sua carreira, Bellucci falhou na hora de empatar e deixou Mayer quebrar em seguida para fechar em 6-4. Foram 11 erros não-forçados do brasileiro, que ainda viu o rival fazer seis pontos em subidas à rede contra zero.
No segundo set, novamente o quarto game marcou a primeira quebra de Mayer. No sexto game, Bellucci novamente foi quebrado de zero e, com quatro aces contra zero e 11 winners a 3, Mayer fechou em 6-1.
A quebra de Mayer no 3° set veio ainda mais cedo: no terceiro game. A partir daí, Bellucci não soube encontrar um caminho para se recuperar e Mayer apenas levou o jogo para fáceis 6-2, para pontuar novamente para a Alemanha.
caso Soares e Melo vençam no sábado, Bellucci e Rogerinho serão obrigados a vencer seus confrontos do domingo para manter o Brasil no Grupo Mundial. Qualquer derrota brasileira rebaixa o país para a segunda divisão, no Zonal Americano.
ROGERINHO ABRE CONFRONTO CONTRA ALEMANHA COM DERROTA
O confronto que pode salvar o Brasil de ser rebaixado para a segunda divisão da Copa Davis apenas um ano depois do retorno ao Grupo Mundial não começou bem para o país. Na manhã desta sexta-feira, Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, perdeu em sets diretos para Phillip Kohlschreiber, número um da equipe da Alemanha, com parciais de 6-3, 7-5 e 6-4, na primeira partida do duelo válido pela repescagem.
EM BUSCA DO BI, DJOKOVIC PONTUA PARA A SÉRVIA
Em busca de conquistar seu segundo título de Copa Davis, e também o segundo da Sérvia na história da competição, Novak Djokovic abriu o confronto de seu país contra o Canadá com boa vitória nesta sexta-feira. O número um do mundo "atropelou" Vasek Pospisil em três sets, com direito à pneu: 6-2, 6-0 e 6-4, nas semifinais do Grupo Mundial.
A Sérvia busca repetir o título de 2010, quando Djokovic e companhia viraram o confronto com a França, na decisão, no último dia, para levantar a taça com um triunfo por 3 a 2.
MURRAY PONTUA PARA A GRÃ-BRETANHA, MAS CROÁCIA EMPATA
O número 3 do mundo Andy Murray justificou a expectativa e deu um primeiro ponto muito fácil para a Grã-Bretanha no duelo que faz fora de casa contra a desfalcada Croácia. O duelo é disputado sobre o saibro e vale vaga no Grupo Mundial da Copa Davis de 2014.
O experiente britânico enfrentou o ainda juvenil Borna Coric, de apenas 16 anos e campeão do US Open na semana passada, com rápidas parciais de 6/3, 6/0 e 6/3. Também como se esperava, o local Ivan Dodig não teve grande trabalho para empatar em seguida o confronto, ao superar Daniel Evans, uma das boas surpresas de Flushing Meadows, por 6/3, 6/2 e 6/3.
WAWRINKA ABRE O PLACAR PARA A SUÍÇA SOBRE O EQUADOR
Em Neuchatel, sobre piso sintético coberto, Stanislas Wawrinka manteve a boa forma demonstrada no US Open, onde foi semifinalista, e passou rapidamente pelo equatoriano Emilio Gomez, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/3. A segunda partida terá Marco Chiudinelli contra Julio Cesar Campozano. Com participações escassas de Roger Federer, a Suíça amargou o zonal europeu em 2008 e 2011.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.