Topo

Em 52 minutos, Djokovic atropela americano para defender posto de n° 1

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 09h49

Se Rafael Nadal sofreu durante a madrugada para bater Fabio Fognini, Novak Djokovic resolveu não imitar o rival espanhol e derrotou facilmente o americano Sam Querrey, em apenas 52 minutos de partida, com parciais de 6-1 e 6-2. Djoko, tentando defender seu posto de líder do ranking, segue na briga e está nas semifinais do ATP 500 de Pequim, em que enfrentará Richard Gasquet no próximo sábado.

Para Djokovic continuar na liderança do ranking, ele precisa ganhar o torneio e torcer para que Tomas Berdych derrote Rafael Nadal na outra semifinal, também no sábado - caso tivesse perdido opara Querrey, Djoko já teria perdido o posto. Se Nadal passar pelo tcheco, assume o posto de número um do mundo, independentemente do que Djokovic conquistar no torneio.

Isso ocorre porque o sérvio é o atual campeão do torneio chinês e, assim, só pode defender os 500 pontos conquistados em 2012, sem somar mais no ranking. Já Nadal, que não disputou o torneio no último ano, somará pontos de qualquer maneira ao final do torneio.

Sabendo disso, Djoko "atropelou" Querrey sem dificuldades. No primeiro set, necessitou apenas de 20 minutos para marcar 6-1. Foram três aces com impressionantes 82% de aproveitamento no 1° serviço. Querrey só conseguiu confirmar um game no sexto, para logo em seguida Djoko fechar seu saque de zero e ganhar o set.

Na segunda parcial, a única diferença foi que Querrey conseguiu encaixar um pouco de seu jogo de saues violentos (foram 4 aces) e ganhar dois games, não apenas um.

Djokovic quebrou logo no primeiro game do set, repetiu o fato no sétimo e só manteve seu saque no 8° game para fechar em 6-2. O fator fundamental novamente foi o saque: quatro aces e 70% de aproveitamento no 1° serviço.