Topo

Nadal fica a dois games de queda na China, mas vira e se aproxima do n° 1

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 07h31

Rafael Nadal venceu todos os 25 jogos que fez em quadras duras no ano, o último na madrugada desta sexta-feira. Mas em nenhum deles a derrota esteve tão perto quanto em Pequim, quando ficou a apenas dois games de ser eliminado por Fabio Fognini nas quartas de final. O espanhol, porém, se recuperou, virou a partida e, com parciais de 2-6, 6-4 e 6-1, avançou às semis e está a apenas uma vitória de ser número um do mundo.

Nas semifinais na China, ele encara o tcheco Tomas Berdych, n° 5 do mundo, que também avançou nesta madrugada, ao derrotar o americano John Isner em sets diretos. Caso Nadal vença, ele será automaticamente o novo líder do ranking, mesmo que Novak Djokovic siga na chave e alcance a final.

O sofrimento de Nadal contra Fognini pode ser justificado, segundo o próprio espanhol, por dores no joelho sentidas durante a partida. "Creio que não é nada e amanhã estará bem. É simplesmente um lugar sensível e quando algo acontece ao redor do joelho mentalmente é complicado seguir concentrado", declarou. Nadal ficou sete meses afastado do circuito em razão de operação no joelho, entre o final de 2012 e o começo de 2013.

"Ficava pensando que meus movimentos não funcionavam, sentia dor. Bati o joelho na quadra, foi um gesto errado (ele bateu o joelho durante a primeira parcial). Mas vou tratar, com o andamento do jogo el voltou a ficar bem", completou Nadal.

O duelo

O primeiro set foi completamente dominado por Fognini. O italiano, conhecido por seus “chiliques” em quadra, chegando a abandonar partidas praticamente perdidas, alegando contusão, se manteve calmo e tentando finalizar os pontos rapidamente, para que Nadal não sentisse bem o jogo.

A tática funcionou. Fognini abriu 5 a 1 com duas quebras de serviço e só foi quebrado quando sacou para fechar o set. A falha, porém, foi recuperada logo em seguida, com nova quebra: 6-2 e um a zero na partida em apenas 40 minutos.

No segundo set, o jogo virou um drama para Nadal. Fognini abusava das bolas rápidas de direita no contrapé do espanhol, que com as dores no joelho não conseguia busca-las. Fognini teve duas chances de quebrar para abrir 4 a 0, mas Nadal acabou salvando seu saque.

Em seguida, Fognini quase quebrou novamente, mas jogou para fora uma chance de break que lhe daria 5-1 e saque para fechar. Foi a senha para Nadal começar a virada. Em um espetacular game de 10 minutos, Nadal quebrou o italiano e, a partir daí, não mais perdeu games no set. Fez 6-4 e se salvou.

A virada abalou Fognini, que não mais se recuperou. Nadal dominou o set final, fez 6-1 e venceu o rival pela terceira vez no ano, após 2h15 min. Falta apena um jogo para o espanhol votar a ser número um do mundo.