Topo

Berdych desiste, Nadal vai à final e volta a ser número 1 do mundo

Tenista espanhol retorna ao topo do ranking pela primeira vez desde junho de 2011  - AFP PHOTO / Mark RALSTON
Tenista espanhol retorna ao topo do ranking pela primeira vez desde junho de 2011 Imagem: AFP PHOTO / Mark RALSTON

Do UOL, em São Paulo

05/10/2013 03h36

Rafael Nadal  é novamente o número 1 do mundo. A confirmação veio na madrugada deste sábado, após o tcheco Tomas Berdych anunciar desistência durante a semifinal do ATP 500 de Pequim, na China. Assim, o espanhol garantiu vaga direta na final da competição e assumiu mais uma vez a liderança no ranking.

O abandono de Berdych aconteceu ainda no primeiro set. Nadal vencia por 4 a 2, quando o adversário foi ao vestiário para receber atendimento médico por conta de dores nas costas. Alguns minutos depois, o tcheco retornou, jogou mais quatro pontos e optou por desistir do confronto.

Com o resultado, o espanhol desbanca Novak Djokovic do posto de melhor tenista no ranking da ATP. A lista será divulgada na segunda-feira. Nadal estava longe do topo desde 27 de junho de 2011. Desde então, ele sofreu com uma lesão no joelho e ficou um bom tempo afastado do circuito.

“Este é um dos melhores anos da minha carreira. É especial voltar ao topo do ranking depois de mais de meio ano sem jogar tênis. Mas, no fim, é só um número. O que me faz feliz é ver tudo o que fiz para chegar até aqui hoje", disse Nadal.

Na final do ATP 500 de Pequim, Nadal terá pela frente Novak Djokovic, que venceu Richard Gasquet na semifinal.

“Ser novamente o líder é como um presente por um ótimo ano. É um pouco triste conseguir com uma desistência, mas espero que ele se recupere”, afirmou o novo líder do ranking. “Mas não me sinto diferente do que me sentia há cinco horas. Não vou dormir pensando que sou o melhor do mundo.”

*Atualizada às 10h47