Topo

Nadal revela surpresa com n° 1 e que ainda sente dores no joelho

Do UOL em São Paulo

08/10/2013 07h38

Rafael Nadal ficou sete meses, entre o final de 2012 e o começo de 2013, afastado das quadras para tratar lesão no joelho. Recuperado, não precisou nem de uma temporada para voltar a ser número um do mundo. Porém, nesta madrugada, ele revelou que ainda sente dores no joelho esquerdo e que isso é mais uma das razões que o deixam surpreso sobre voltar ao posto de líder do ranking mundial.

Durante coletiva em Xangai, na China, onde disputa nesta semana o Masters 1000 local, ele comentou que não esperava a liderança: “Eu pensei que nunca mais teria a chance de voltar a ser o número um. É muito especial. Eu estava confiante que conseguiria competir bem, mas nunca a ponto de voltar a ser o líder”, declarou.

Ele, porém, não escondeu que o joelho operado ainda dói: “O Plasma Rico em Plaquetas (PRP tem funcionado de forma incrível, mas sigo com dor.  Ainda não encontrei a chave para a recuperação total”, completou.

O PRP é uma porção do plasma sanguíneo com alta concentração de plaquetas. Estas formam coágulos e, sempre que há uma lesão, elas ajudam no processo de cicatrização.

Apesar da dor, ele afirma que isso não prejudica seu estilo de jogo: “Estou jogando sem limitações.”

Além da lesão e da volta ao posto de número um, Nadal aproveitou a coletiva para comentar sobre Roger Federer, com quem talvez protagonize a principal rivalidade do tênis.

“Ele estará nas Finais da ATP, ele se classificará. Ele sempre joga bem na parte final da temporada. Ele gosta de jogar esses torneios. Eu realmente sinto que ele fará isso”, comentou, sobre as chances de Federer, que conquistou apenas uma taça na temporada e amarga a sétima posição no ranking (pior em 10 anos), chegar às Finais da ATP, último torneio da temporada.[

Nadal retornou ao topo do ranking na última segunda-feira, com a atualização pós-ATP 500 de Pequim. Ele foi vice no torneio, exatamente o necessário para garantir a ultrapassagem sobre Novak Djokovic - que levou o título, mas passou a ser o segundo do mundo.