Topo

Djoko aproveita briga de rival com árbitro brasileiro, vira e vai às semis

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 09h41

Gael Monfils eliminou Roger Federer nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai e, nesta sexta-feira, começou bem o duelo contra Novak Djokovic, dando a impressão de que poderia surpreender dois dos melhores tenistas da história em dias seguidos. O francês, porém, perdeu a concentração, entrou em uma discussão áspera com o árbitro brasileiro Carlos Bernardes, e acabou levando a virada do sérvio: 6-7(4), 6-2 e 6-4, em mais de duas horas de partida..

Djokovic, desde o começo da semana o número dois do mundo, encara nas semifinais do torneio outro francês: Jo-Wilfried Tsonga, que eliminou também nesta sexta o alemão Florian Mayer.

O momento chave da vitória do sérvio foi o quinto game do segundo set. Nele, Monfils demorou mais de 25 segundos para realizar um saque e Bernardes, segundo as novas regras da ATP, deu uma advertência ao francês. Monfils não gostou e começou a argumentar com o árbitro de cadeira.

Foram três discussões dentro do mesmo game e, na última, o brasileiro disse: "Você pode fazer o que quiser, desde que seja dentro do tempo que você tem." A partir de então, Monfils começou a apresentar um jogo irregular e, somado ao cansaço, deixou Djokovic virar.

O jogo

O primeiro set começou da mesma maneira para Monfils como na vitória contra Federer. Ele quebrou Djoko logo no primeiro game, como tinha feito como suíço. Porém, esse foi o início de uma "troca de quebras": os quatro primeiros games do jogo tiveram como vencedor o jogador que recebia o saque.

Depois, os tenistas confirmaram seus saques até o tie-break. O momento de maior emoção ocorreu em 5-5, quando Monfils teve uma chance de break, mas Djokovic salvou com um dos pontos mais espetaculares do jogo: um winner de forehand na cruzada.

No tie-break, o set começou a ser de Monfils no sétimo ponto. O juiz de linha chamou uma dupla-falta em saque do francês, mas ele pediu o desafio e a bola, na verdade ,havia sido boa. Ele recuperou o ponto e não mais deu chances a Djoko. Fez 7 a 4 e levou o set. Djokovic teve 16 erros não-forçados, contra apenas oito de Monfils.

Na segunda parcial, Djoko quebrou logo no 1° game. O jogo transcorreu sem emoções até a discussão de Monfils com Bernardes ocorrer. No game seguinte da briga, o 6°, Monfil chegou a arrancar risos do brasileiro ao cair no chão após largadinha de Djoko e fazer sinal de que não demoraria para recomeçar o ponto.

Só que o francês começou a cansar e, no sétimo game, Djoko quebrou novamente para 5 a 2. Com vantagem de 9 a 3 em bolas vencedoras, fechou no game seguinte paraempatar o duelo.

O melhor jogo de Xangai até o momento merecia um set decisivo emocionante, e foi isso que ocorreu. O jogo estava empatado em 2 a 2 quando Djoko, após não alcançar golpe de Monfils, deu "chilique", com vários berros em direção ao seu técnico.

Apesar disso, conseguiu uma quebra em 4 a 3, com direito a novos gritos, agora de vibração.  Ele chegou a ter um match-point no saque de Monfils, em 5 a 3, mas não conseguiu a quebra. Porém, não perdeu a chance em seu próprio serviço, fechando a partida em 6-4.

Assim como nas outras vitórias no torneio, ele assinou a câmera da transmissão após o jogo com seu nome em mandarim, arrancado "gritinhos" da torcida chinesa.