Topo

Suíço complica no primeiro set, mas Nadal vence e vai à semifinal em Xangai

Do UOL, em São Paulo

11/10/2013 11h54

O tenista espanhol Rafael Nadal conquistou nesta sexta-feira a vaga na semifinal do Masters 1000 de Xangai, após derrotar o suíço Stanislas Wawrinka por dois sets a zero, com parciais de 7-6 (10) e 6-1. O jogo foi marcado por um primeiro set muito disputado, no qual Wawrinka deu trabalho ao número 1 do mundo, que conseguiu amplo domínio na segunda parcial. Na semi, Nadal vai encarar o argentino Juan Martín del Potro, que bateu o espanhol Nicolás Almagro nesta sexta por dois sets a zero com um duplo 6-3.

A partida começou equilibrada, sem quebras de serviços nos primeiros games. Wawrinka conseguiu salvar três breaks points de Nadal, impedindo o espanhol de abrir vantagem no set. O suíço teve a chance de fechar o set com uma quebra, quando a partida estava com 6-5 a seu favor, mas Nadal conseguiu reverter a situação.

A igualdade acabou forçando um tie-break na primeira parcial. No desempate, Nadal conseguiu pela primeira vez abrir relativa vantagem logo nos primeiros saque, ao conquistar um mini-break, fazendo 2-0. Wawrinka, entretanto, conseguiu devolver o mini-break para igualar em 5-5, deixando a decisão do set ainda mais emocionante.

Nadal confirmou o saque seguinte e fez seu primeiro set point do jogo, mas Wawrinka conseguiu salva-lo com um bom serviço na sequência. Nadal vacilou em uma bola para fora e deu chance para o suíço sacar com um set point. Wawrinka não aproveitou a chance e acabou mandando a bola para fora também.

O suíço voltou a ter um set point na jogada posterior, com saque de Nadal, mas novamente perdeu a chance ao cometer um erro não forçado e mandar a bola na rede. Os dois voltaram a trocar sets points, levando o tie-break à contagem de 10-10, quando o espanhol conseguiu um mini-break em uma bela jogada. Com um set point e o saque a seu favor, desta vez Nadal não desperdiçou e fechou o tie-break em 12-10, faturando a primeira parcial.

No segundo set, Wawrinka voltou a dar trabalho a Nadal, que teve que salvar dois break points logo no primeiro game. Na sequência, o espanhol conseguiu a primeira quebra de saque da partida. A partir daí, o suíço perdeu ritmo e não se encontrou mais. Nadal voltou a quebrar o serviço de Wawrinka mais uma vez para abrir grande vantagem de cinco games. O espanhol só precisou confirmar seu último serviço para fechar em 6-1 e garantir a vitória.