Topo

Del Potro atropela Nadal e encara Djokovic na final de Xangai

Do UOL, em São Paulo

12/10/2013 11h00

O argentino Juan Martín Del Potro surpreendeu neste sábado e venceu Rafael Nadal por dois sets a zero, com parciais de 6-2 e 6-4, em partida válida pelas semifinais do Masters 1000 de Xangai, na China. O espanhol perdeu a chance de tirar uma revanche com Novak Djokovic, que já está garantido na final do torneio e o derrotou na última semana na final do Aberto da China, disputado na capital Pequim.

Del Potro, número cinco do mundo, vai em busca do seu primeiro título de Masters, e contra o atual campeão da competição, que venceu Andy Murray na decisão de 2012. O duelo entre o argentino e o sérvio será realizado neste domingo, no Qi Zhong Tennis Center, na maior cidade chinesa.

O JOGO

O confronto começou com Juan Martín Del Potro mostrando grande superioridade sobre o espanhol. Com um tênis agressivo, o argentino bateu 35% das bolas à frente da linha de base. Depois de quabrar o serviço de Nadal duas vezes, fechou o primeiro set em 6 a 2 com um ace, o seu quarto na primeira parte da partida.

Com apenas três vitórias em onze partidas disputadas contra o espanhol, Del Potro não se intimidou e foi para o segundo set com a mesma postura do primeiro. Apesar de não conseguir encaixar o mesmo número de aces do início, o argentino contou com muitos erros do atual número um do mundo, inclusive em faltas duplas que não costumam ser vistas no atleta.

Rafael Nadal conseguiu defender seu serviço quando a partida estava 5 a 3 para Del Potro, porém, no game seguinte, o argentino de 1,98m de altura não teve dificuldades e confirmou sua vitória, chegando ineditamente à final do torneio chinês.