Topo

Algoz de Ivanovic em Moscou, Stosur se destaca por bração e 'culpa' genes

Do UOL, em São Paulo

18/10/2013 10h21

Samantha Stosur encarou a musa Ana Ivanovic nesta sexta-feira e conseguiu a vitória, avançando à semifinal do torneio de Moscou, pelo placar de 2 sets a 0 (7-5 e 6-4). Mas não é só o resultado ou a beleza da sérvia Ivanovic que se destacaram em quadra. A força da australiana, principalmente com seus braços musculosos, chamaram a atenção.

Stosur, já veterana de 29 anos, é a 19ª no ranking mundial e já chegou a ficar no quarto lugar entre as melhores do mundo. As vitórias, no entanto, passaram recentemente a dividir a atenção com seu porte físico, já que ela ganhou massa muscular. Tudo culpa da genética, diz ela. E de muita academia.

Mas o visual mais forte gerou até críticas e acusações de doping.  “Ela tem quase o jogo de um homem. É o que parece”, acusou outra sérvia, Jelena Jankovic.

Stosur teve um hiato afastada das quadras em 2007 e 2008, devido a uma meningite viral. Na volta, dedicou-se a melhorar o condicionamento físico e o resultado foi rápido. Passou de uma excelente duplista, campeã de dois Grand Slams, a uma jogadora boa também nas simples. Tanto que chegou ao título do Aberto dos EUA em 2011

Recentemente, a australiana falou de sua rotina de preparação física, em entrevista ao Washington Times e detalhou como é se preparar para o intenso calendário do tênis. Ela diz que seu físico é em parte herança genética, e muito trabalho fora de temporada em treinos e rebatendo bolinhas amarelas.

“Obviamente o trabalho na academia ajuda muito (no desenvolvimento dos músculos), mas eu nunca tentei exercícios isolados para meus braços”, explicou ela.

Stosur diz que, mais importante que os braços, as pernas tem de estar fortes para suportar longos jogos. Assim, ela inclui bicicleta, levantamento de peso e muito alongamento, além de ter um profissional só para tratar de sua condição física e um massagista. Além dos treinos em quadra, ela costuma fazer 30 minutos de exercícios aeróbicos e 45 minutos levantando peso, em dias alternados.

O benefício da sua força está em seu saque, que é comparado ao de Serena Williams e a levou às conquistas como a de Roland Garros.

Outro benefício de seus genes é quanto ao metabolismo. A australiana não faz dieta específica, já que mantém o peso com facilidade. Stosur diz que é viciada em sushi.