Topo

Após título de Masters 1000, Marcelo Melo é 2° brasileiro nas Finais da ATP

Do UOL, em São Paulo

21/10/2013 09h22

No começo de setembro, Bruno Soares garantiu pela primeira vez em 12 anos a presença de um brasileiro nas Finais da ATP, torneio que reúne os melhores do ano do tênis em simples e duplas - o último a disputar foi Gustavo Kuerten, em 2001, nas simples. A presença de Soares no torneio de duplas, porém, não sera a única; nesta segunda-feira, a ATP anunciou que Marcelo Melo, ao lado do croata Ivan Dodig, também estará na competição.

Há uma semana, eles conquistaram o Masters 1000 de Xangai, primeiro título da dupla e segundo Masters em duplas da história do Brasil - Soares conquistou, ao lado de Alexander Peya, o torneio de Montreal, também neste ano.

No momento, Melo e Dodig estão em 3° na Corrida da ATP, que conta os melhores resultados do ano, com 21 vitórias e 16 derrotas na temporada. Além do título em Xangai, Melo também conquistou neste ano o torneio de Brisbane, na Austrália. Este título, porém, foi ao lado do espanhol Tommy Robredo. Com Dodig, foi vice em Wimbledon.

Além das duplas dos brasileiros, já estão garantidos nas Finais outras três duplas: Bob e Mike Bryan, gêmeos americanos que formam a dupla n° 1 do mundo; Marcel Granollers e Marc López, espanhóis atuais campeões das Finais; e Leander Paes e Radek Stepanek, que derrotaram Bruno Soares e Peya na decisão do Aberto dos EUA.

Melo aparece, atualmente, em 8° no ranking da ATP, sua melhor marca na carreira. Bruno Soares é o 3° na lista, mostrando o bom momento do tênis de duplas no país.

No começo de outubro, em entrevista ao UOL Esporte, Soares declarou que vê a modalidade como um "horizonte" para o Brasil, já que o momento nas simples é péssimo: Thomaz Bellucci,, ex-número um do país, apareceu nesta segunda apenas na 152° posição do ranking - agora, Rogério Dutra Silva é o n° 1 do Brasil, mas apenas em 127°.