Topo

Lesionada, Azarenka cai cedo no Masters; Serena pega ex-número 1 na semi

Do UOL, em São Paulo

25/10/2013 19h36

Victoria Azarenka não fez jus à sua colocação  no ranking da WTA e encerrou sua participação no Masters de Istambul precocemente. Atual número dois do mundo, a bielorrussa foi eliminada do torneio das melhores do mundo nesta sexta-feira pela chinesa Na Li, atual quinta colocada no ranking.

Em jogo rápido, Na Li venceu Azarenka por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-1. A chinesa logo abriu três games de vantagem, sem que Azarenka percebesse. Após o início impactante da rival, a número dois do mundo pôde reagir, vencendo dois games seguidos.

Uma lesão nas costas, porém, dificultou ainda mais o jogo para Azarenka, que precisava de uma vitória para avançar às semifinais. Ainda no primeiro set, logo após ganhar o segundo game no jogo, a nº 2 do mundo sentiu as costas e pediu para paralisar a partida.

Com muita dor, Azarenka chegou a deitar no chão e recebeu atendimento dentro de quadra. Mesmo assim, continuou jogando e viu Na Li vencer oito games seguidos, fechando o primeiro set em 6-2 e garantindo uma vantagem de 5-0 para a segunda parcial.

Com garra, a bielorussa ainda venceu mais um game, mas acabou perdendo o set por 6-1 e o jogo por 2 sets a 0. O resultado eliminou Azarenka do Masters de Istambul e classificou Na Li para as semifinais, deixando-a a uma vitória de subir para a terceira colocação do ranking da WTA. 

O 4º dia em números

  • 2005

    Foi o último ano em que uma vice-líder do ranking mundial não avançou à semi do Masters*

  • 8

    Foram os games em sequência que Na Li venceu para derrotar Azarenka

  • 3

    é o número de vezes desde 1992 em que o Masters Cup teve um duelo entre canhotas

    Desde 2005* uma vice-líder do ranking mundial não se classifica para as semifinais do Masters da WTA, quando Kim Clijsters ficou de fora da fase decisiva.

    A outras vaga do grupo branco para a semifinal foi garantida por Jelena Jankovic, que perdeu para Sara Errani por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-4, mas garantiu a classificação com a derrota de Azarenka e irá enfrentar Serena Willians, classificada desde a última quinta-feira.

    Pelo grupo vermelho, além da número um do mundo, que garantiu vaga com antecedência, Petra Kvitova estará nas semifinais. Atual número 6 do mundo, a tcheca venceu a alemã Angelique Kerber no duelo entre as duas melhores canhotas do mundo e irá enfrentar Na Li na próxima fase.

    * (Serena, número 2 em 2008, e Sharapova, em 2011, não disputaram a competição)

    A ATUAL CONTRA A EX-NÚMERO UM DO MUNDO

    • Próxima adversária de Serena Williams, Jelena Jankovic já ocupou o posto da norte-americana de melhor do mundo em 2008, mesmo sem nenhum título de Grand Slam na carreira.
      Em 2006, a sérvia entrou para a lista das 15 melhores tenistas do circuito da WTA após chegar às semifinais do Aberto dos EUA e, no ano seguinte, já atingiu o 4º lugar no ranking.
      Com bom desempenho no Masters deste ano, Jankovic promete dar trabalho para a invicta Serena, que, além de ser a atual campeã do torneio, não perde um set desde 2009.

    O DUELO DAS 'CANHOTINHAS DE OURO'

    • O jogo entre Petra Kvitova e Angelique Kerber, desta sexta, marcou o duelo entre as duas melhores canhotas do tênis hoje.
      Atuais número 6 e 9 do mundo, respectivamente, as tenistas fizeram o jogo mais disputado da rodada, com vitória de Kvitova por 2 sets a 1, parciais de 6(3)-7, 6-2 e 6-3.
      Kerber foi mais agressiva no início, vencendo a primeira parcial.
      A partir do segundo set, porém, Kvitova impôs o ritmo e garantiu a vitória. "Lutei até o fim e passei a jogar muito melhor. Estou feliz com meu desempenho e por estar nas semifinais de novo".