Topo

Masters de Paris tem Federer em busca de Finais e Nadal de título inédito

Do UOL, em São Paulo

28/10/2013 08h09

Paris recebe, a partir desta segunda-feira, o último Masters 1000 da temporada do tênis. E a competição terá como destaque dois dos melhores tenistas de todos os tempos brigando por dois objetivos diferentes. Roger Federer, hoje apenas o 6° no ranking da ATP, tentará assegurar finalmente sua vaga nas Finais, último torneio do ano e que ocorre na próxima semana. Já Rafael Nadal tenta um raro título inédito em competições dos principais níveis da modalidade.

Federer, que vem de um vice na Basileia, onde nasceu, no último domingo, tenta salvar a pior temporada de sua carreira. Com apenas um título, na grama de Halle, ele não conseguiu alcançar nenhuma final de Grand Slam pela primeira vez em 11 anos. 

Para disputar as finais da ATP pelo 12° ano consecutivo, precisa vencer um jogo em Paris. Ele não joga a primeira rodada e pega, na segunda, o vencedor do duelo entre Mikhail Youzhny, que venceu Valência no domingo, e Kevin Anderson.

Já para Nadal, líder do ranking e garantido nas Finais, o Masters 1000 de Paris é a chance de quebrar um tabu: apesar de ter vencido Roland Garros, também na capital francesa, por oito vezes, ele nunca triunfou na quadra dura da cidade.

Será a primeira vez que ele disputará a competição desde 2009 e seu melhor resultado foi a final de 2007. Caso conquiste a taça, será o 1° na história a vencer seis Masters 1000 na mesma temporada.

Outro que já venceu cinco Masters em um ano, Novak Djokovic entra em Paris vindo de dois títulos consecutivos (Pequim e Xangai). Ele tem boa chance de diminuir a distância de 550 pontos para Nadal, líder do ranking, já que em 2012 não passou da segunda rodada em Paris e pontuará caso avance na chave.

Confira os classificados para as Finais da ATP - ao lado, a pontuação na Corrida para as Finais:
-Rafael Nadal - 11.670
-Novak Djokovic - 9.610
-David Ferrer - 5.200
-Juan Martin Del Potro - 4.875
-Tomas Berdych - 3.800
(Andy Murray desistiu do torneio por lesão nas costas)

Veja quem ainda tem chance de disputar o último torneio do ano (três vagas restantes):
-Roger Federer (precisa vencer um jogo em Paris)
-Stanislas Wawrinka (precisa vencer um jogo em Paris)
-Richard Gasquet (deve avançar mais que Tsonga, a quem pode enfrentar na 3ª rodada)
-Jo-Wilfried Tsonga (deve avançar mais que Gasquet)
-Milos Raonic (deve avançar até a final e contar com resltados negativos dos rivais acima)
-Tommy Haas, Nicolas Almagro e Mikhail Youzhny (precisam do título e de combinações negativas dos rivais acima)