Topo

Nadal e Djoko passam em testes, e Federer vê ponto alto do ano em Paris

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 21h02

A rodada foi de testes para os dois melhores tenistas do ranking da ATP em Paris. Novak Djokovic encontrou um adversário resistente em Pierre-Hugues Herbert  e demorou para entrar no ritmo do jogo da última terça-feira. Já Nadal apresentou atuação abaixo do que apresentou durante toda a temporada e viu em Marcel Granollers um rival ‘nada fácil’ nesta quarta-feira. Mesmo assim, os líderes da ATP garantiram a vitória e avançaram no Masters de Paris.

Nadal venceu o compatriota Granollores em quase duas horas de jogo por 2 sets a 0, parciais de 7-5 e 7-5. Esta foi a 69ª vitória do espanhol na temporada, mas não condiz com as outras conquistas no ano. Ao fim do jogo, o próprio tenista admitiu não ter feito um bom jogo.

“Estou feliz com a vitória de hoje. Foi a minha primeira partida indoor contra um adversário nada fácil. Então é uma boa vitória, positiva para mim. Vencer em dias que não jogamos muito bem tem muito mais valor do que vencer quando se joga bem”, declarou Nadal.

Já Djokovic esperava uma partida mais tranquila contra o francês Pierre-Hugues Herbert, que deu trabalho ao número dois do mundo até o fim da partida. O sérvio foi desequilibrado pelo começo impactante de Herbert e demorou a entrar o no ritmo da partida.

Djokovic perdeu dois break points na primeira parcial e ainda viu seu adversário ter dois set points a seu favor, mas conseguiu salvá-los e vencer por 7 games a 5. No segundo set, o roteiro se repetiu e Djokovic demorou para entrar na partida. Herbert chegou a abrir boa vantagem até Djoko reagir e conseguir fechar a partida em três sofríveis tentativas de match points e o jogo em 2 sets a 0 e parciais de 7-6(3) e 6-3.

Tanto Nadal quanto Djokovic já tem vagas garantidas nas Finais da ATP deste ano e jogam o Masters de Paris apenas pensando no título. Para Roger Federer, porém, o torneio significou o ponto alto do ano, com a classificação para o Finals em Londres.

O suíço venceu o sul-africano Kevin Anderson por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-4, e se classificou para o torneio dos melhores do ano pela 12ª vez consecutiva. Segundo ele, a vaga significa uma grande conquista em um ano ruim.  Em 2013 Federer conquistou apenas um título, na grama de Halle, e não conseguiu alcançar nenhuma final de Grand Slam pela primeira vez em 11 anos.

"É o ápice absoluto do nosso esporte. Você quer poder mostrar seu talento contra o melhor, contra os maiores rivais em uma das melhores arenas do mundo e sob os olhos de uma torcida incrível. É sempre uma honra para mim participar deste torneio e estava com muita vontade de jogar novamente neste ano", declarou Federer sobre as Finais da ATP.

FEDERER IGUALA RECORDE E VÊ PONTO ALTO DO ANO EM PARIS

  • Federer conquistou a vitória que o separava das Finais da ATP de 2013 nesta quarta-feira. Em jogo válido pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, o suíço derrotou o sul-africano Kevin Anderson por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-4, e consegui a vaga pela 12ª vez seguida.
    Assim, ele iguala Ivan Lendl como o segundo tenista com maior número de participações em sequência nas Finais da ATP, ficando atrás apenas de André Agassi, que jogou o torneio em 14 anos seguidos. Atual número 7 do mundo, o suíço já ocupa o posto de maior vencedor da competição, com 42 vitórias e apenas 9 derrotas, além dos títulos das temporadas de 2003-04, 2006-07 e 2010-11. Leia mais aqui