Topo

Federer vence em Paris e vai às Finais da ATP pela 12ª vez seguida

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 19h23

Federer conquistou a vitória que o separava das Finais da ATP de 2013 nesta quarta-feira. Em jogo válido pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, o suíço derrotou o sul-africano Kevin Anderson por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-4, e consegui a vaga. Ao fim da partida de 1 hora e 20 minutos de duração, Federer vibrou muito por ter garantido presença no torneio dos melhores tenistas do ano pela 12ª vez seguida.

Com a garantia da vaga, Federer iguala Ivan Lendl como o segundo tenista com maior número de participações em sequência nas Finais da ATP, ficando atrás apenas de André Agassi, que jogou o torneio em 14 anos seguidos. Atual número 7 do mundo, o suíço já ocupa o posto de maior vencedor da competição, com 42 vitórias e apenas 9 derrotas, além dos títulos das temporadas de 2003-04, 2006-07 e 2010-11.

Além de Federer, já estão classificados para as Finais da ATP os espanhois Rafael Nadal e David Ferrer, o sérvio Novak Djokovic, o argentino Juan Martin del Potro e o tcheco Tomas Berdych.

"É o ápice absoluto do nosso esporte. Você quer poder mostrar seu talento contra o melhor, contra os maiores rivais em uma das melhores arenas do mundo e sob os olhos de uma torcida incrível. É sempre uma honra para mim participar deste torneio e estava com muita vontade de jogar novamente neste ano", declarou Federer sobre as Finais da ATP.

No torneio que acontecerá na próxima semana, Federer tentará salvar a pior temporada de sua carreira. Em 2013 ele conquistou apenas um título, na grama de Halle, e não conseguiu alcançar nenhuma final de Grand Slam pela primeira vez em 11 anos.

"Tem sido um ano muito difícil e a vaga é uma pequena conquista. Era uma das metas que tracei no início do ano e consegui alcançá-la. Espero ter uma boa atuação em Paris para me reerguer e poder jogar um bom tênis em Londres", disse Federer após a partida desta quarta.

Restam agora duas vagas para as Finais da ATP, que serão disputadas por Stanislas Wawrinka, Richard Gasquet, Tommy Haas e Mikhail Youzhny