Topo

Djokovic sofre com pancadas de antigo carrasco, mas vira e está nas quartas

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 12h59

Novak Djokovic e John Isner já haviam se enfrentado duas vezes em torneio da série Masters 1000: as duas, surpreendentemente, haviam terminado com vitória do americano, atual 16° do mundo. Mas a condição de "carrasco" de Isner para com Djoko acabou nesta quinta: o sérvio sofreu com as pancadas de Isner, cuja especialidade são os saques fortíssimos, perdeu o primeiro set, mas virou o jogo: 2 a 1, com parciais de 6(5)-7, 6-1 e 6-2.

Isner havia derrotado Djokovic no Masters 1000 de Cincinatti, neste ano, nas quartas de final, e também em Indian Wells, em 2012. Djokovic só mantinha retrospecto positivo contra o americano por tê-lo batido em Pequim, em 2010, e duas vezes pela Copa Davis, em confrontos entre Sérvia e EUA realizados em 2010 e neste ano - a Sérvia, inclusive, disputará a final da Davis de 2013 contra a República Tcheca.

O sérvio agora encara o suíço Stanislas Wawrinka, contra quem protagonizou duas partidas que estão entre as melhores deste ano: nas oitavas do Aberto da Austrália, quando Djokovic ganhou batalha de cinco horas; e nas semifinais do Aberto dos EUA, em que Djoko precisou de mais de quatro horas para passar pelo rival e chegou a declarar que Wawrinka jogou melhor que ele, apesar de derrotado.

Na partida desta terça, Isner abusou de sua especialidade, o saque. Foram 12 aces, muito utilizados principalmente para salvar os diversos break-points que Djokovic teve chance: foram 16 em toda a partida, dos quais Isner salvou 12.

No 1° set, por exemplo, o americano salvou seis para levar a parcial ao tie-break. Lá, ele foi o primeiro a conseguir um mini-break, e abriu 6 a 3. Djokovic conseguiu responder um dos breaks, mas perdeu por 7 a 5.

Quando Isner parecia que manteria a pecha de carrasco do sérvio, o jogo mudou. Em apenas 25 minutos, Djokovic já havia empatado a partida em um set a um. A primeira quebra veio no 4° game, quando Isner já havia escapado de sete chances de quebra. Depois, no 6° game, foram mais cinco chances até quebrar novamente. Depois, fechou de zero o último game para fazer 6-1.

O set decisivo foi parelho até o quinto game, quando Djoko teve três novas chances de quebra e, na última, aproveitou. Depois, com mais uma quebra no sétimo game, sacou para fechar em tranquilos 6-2 para a vitória. Curiosidade: no set final, Djoko conseguiu 4 aces, contra apenas um de Isner.

Djokovic e Wawrinka se enfrentam na próxima sexta-feira, possivelmente como o primeiro jogo do dia na quadra central de Paris.

ATUAL CAMPEÃO, FERRER AVANÇA; WAWRINKA PEGA DJOKO

  • O espanhol David Ferrer continua firme em sua defesa do título do Masters 1000 de Paris. Cabeça de chave número 3, ele anotou sua segunda vitória nesta quinta-feira e garantiu a vaga nas quartas de final do torneio. Desta vez, a vítima foi o local Gilles Simon, contra quem aplicou parciais de 6-2 e 6-3, em 1h16 de jogo.

    Em outro jogo desta manhã, Stanislas Wawrinka venceu o espanhol Nicolás Almagro, em dois sets, por 6-3 e 6-2. Assim, se aproximou de uma vaga nas Finais da ATP; porém, como encara Novak Djokovic nas quartas, pode depender de resultados de rivais para isso.