Topo

Djokovic mantém série invicta de 6 anos sobre freguês e vai à semi em Paris

Do UOL, em São Paulo

01/11/2013 12h34

Quando vê em sua chave o nome do suíço Stanislas Wawrinka, Novak Djokovic deve se contentar. Não que seja um rival fácil, mas com um retrospecto que aponta seis anos sem derrota para ele no circuito da ATP, as chances de avançar chamam a atenção. Nesta sexta-feira, pelo Masters 1000 de Paris, a escrita se manteve, e Djokovic venceu por 2 sets a 0, com direito à primeira parcial arrasadora, em apenas 28 minutos: 6-1 e 6-4.

A história do confronto entre os tenistas  começou em 2006. Wawrinka ganhou o primeiro e o terceiro jogos entre eles. Mas, de 2007 para frente, nunca mais. Djokovic agora soma 14 triunfos contra o freguês.

Com o resultado desta sexta-feira, o número 2 do ranking mundial conquistou sua vaga na semifinal, em busca de seu segundo título na capital francesa. O primeiro foi em 2009. Ele terá pela frente o vencedor do duelo entre Roger Federer e Juan Martin del Potro. Na outra chave, estão na disputa Rafael Nadal contra Richard Gasquet e David Ferrer contra Thomas Berdych.

Djokovic começou a partida como usual: botando pressão. Tanto que conseguiu rapidamente uma quebra de serviço, no segundo game e, apesar de ver seu saque ser ameaçado no terceiro, conseguiu abrir 3-0. Mais uma quebra e em apenas 28 minutos o sérvio venceu o primeiro set, com 11 winners contra seis bolas vencedoras do suíço.

Na segunda parcial, Wawrinka pareceu querer reagir. Confirmou seu primeiro serviço, e colocou pressão no sérvio, mas não conseguiu a quebra, apesar de dar trabalho em um game que durou dez minutos.

Wawrinka endureceu o jogo, num set bem diferente do vareio que foi o primeiro. Mas o quarto game teve a volta do Djokovic da parcial anterior, quebrando o serviço do rival e partindo para fechar a partida.