Topo

Últimos campeões desafiam bom momento de Nadal nas semis do Masters 1000

Do UOL, em São Paulo

02/11/2013 06h01

Entre os quatro semifinalistas da edição 2013 do Masters 1000 de Paris, apenas um nunca venceu o torneio. Ainda assim, Rafael Nadal é o nome a ser batido na fase final do torneio. Atual número 1 do mundo, o espanhol entra como favorito pelo momento recente e pelo histórico favorito contra o compatriota David Ferrer, adversário neste sábado.

Nas quartas de final, na última sexta-feira, Nadal teve um duelo tranquilo contra o francês Richard Gasquet. O espanhol controlou o jogo desde o início, aproveitou melhor o saque e venceu por 2 sets a 0 (6/4 e 6/1).

Nadal tenta se tornar o primeiro tenista da história a ter seis conquistas de Masters 1000 em uma temporada. Ele já obteve dez títulos em 2013 e venceu os últimos 12 jogos que disputou neste ano.

Além disso, Nadal jogará contra um rival favorável na semifinal. Ele enfrentará David Ferrer, atual campeão do Masters 1000 de Paris, contra quem ostenta um histórico de 20 triunfos e apenas quatro reveses.

Ferrer fez um jogo duro contra Tomas Berdych na sexta-feira, perdeu o primeiro set e precisou diminuir o número de erros para vencer por 2 sets a 1 (4/6, 7/5 e 6/3). Ele não vence Rafael Nadal desde o Aberto da Austrália de 2011 – o atual líder do ranking triunfou nos nove duelos seguintes.

No outro lado da chave, a semifinal promete mais equilíbrio. Novak Djokovic e Roger Federer já fizeram 29 confrontos, com 13 vitórias do sérvio e 16 triunfos do suíço.

Djokovic tem cinco títulos em 2013, e Federer conquistou apenas um. O suíço disputará neste sábado a sétima semifinal da temporada.

O confronto de Paris será o primeiro entre os dois tenistas neste ano. E Federer, que eliminou o argentino Juan Martin del Potro com vitória por 2 a 1 na sexta-feira (6/3, 4/6 e 6/3), mostra empolgação com essa chance.

“Eu prefiro jogar com ele agora do que há quatro meses. Estou mais confiante hoje e acredito de novo nas minhas chances. Se tivéssemos jogado há semanas ou meses atrás, acho que eu não estaria tão certo. Agora eu acho que posso vencer”, disse Federer, que ocupa atualmente o sexto lugar no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Federer foi campeão do Masters 1000 de Paris em 2011. Djokovic ganhou o torneio em 2009, um ano antes de Robin Soderling. Rafael Nadal, único semifinalista que nunca venceu o torneio, chegou à decisão em 2007, quando foi superado por David Nalbandian.

ENQUETE: VOTE NO MELHOR TENISTA DE TODOS OS TEMPOS