Topo

Del Potro vence freguês e sai na frente em grupo de Djoko e Federer

Do UOL, em São Paulo

04/11/2013 20h36

Juan Martin Del Potro estreou com vitória nas Finais da ATP nesta segunda-feira ao bater o francês Richard Gasquet por 2 set a 1 (6[4]-7, 6-3, 7-5), em Londres. Atual quinto melhor do mundo, o argentino entrou como franco favorito e após perder o primeiro set, se recuperou e venceu o rival pela sexta vez em sete jogos. 

O histórico de confronto entre Gasquet e Del Potro teve início em 2007 com uma vitória do francês, a única sobre o argentino na carreira. Depois disso, foram mais cinco partidas (duas em 2008 e três em 2012) com Delpo levando a melhor em todas. Nesse período, ele perdeu apenas três dos 13 sets disputados. 

A vitória para os tenistas era fundamental, uma vez que os outros dois integrantes do grupo B são Roger Federer e Novak Djokovic, que se enfrentam nesta terça-feira.

O primeiro ponto do jogo já demonstrava como seria a partida. Gasquet sacou e somente após 32 trocas de bola conseguiu comemorar o 15-0. Apesar do equilíbrio, o francês venceu o game ser dar um ponto sequer para Del Potro, que, na sequência, fez o mesmo e empatou o duelo.

No oitavo game, Gasquet aproveitou a brecha e conseguiu marcar 5-3 após um bonito backhand de esquerda. Depois de tanto equilíbrio, o jogo não seria tão fácil para nenhum dos lados. Del Potro devolveu a quebra no game seguinte e após os tenistas confirmarem o serviço, a partida foi para o tie-break.

Na segunda chance que teve para decidir, Gasquet não deu chance para o azar. Abusando dos golpes de esquerda, ele marcou 7-4 após 49 minutos de jogo e abriu 1 set a 0. 

A boa sequência de jogadas não foi mantida pelo francês no segundo set. Com 17 erros não forcados e apenas sete bolas vencedoras – foram 16 no primeiro set -, Gasquet foi presa fácil para Del Potro, que fechou o set em 6-3. 

Com a vitória, Del Potro cresceu na partida. Gasquet até chegou a pressionar no set decisivo e após ceder a quebra no sétimo game, conseguiu empatar em 5-5.

No game seguinte, o francês deu azar após o juiz de linha errar em uma marcação de um ponto praticamente ganho. A jogada foi reiniciada, Delpo conseguiu uma nova quebra e só teve o trabalho de sacar para fechar o jogo após 2h35 minutos. 

Mais cedo, pelo grupo A, Stanislas Wawrinka venceu o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 1. David Ferrer e Rafael Nadal fazem a outra partida do grupo nesta terça-feira.