Topo

Wawrinka leva susto, mas estreia com vitória sobre tcheco nas Finais da ATP

Do UOL, em São Paulo

04/11/2013 14h40

O suíço Stanislas Wawrinka derrotou o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 6[0]-7 e 6-3 e saiu na frente na primeira fase das Finais da ATP. Wawrinka, que é o oitavo colocado no ranking mundial, passou pelo sexto colocado no confronto entre os dois menores ranqueados do grupo A da competição, que tem ainda Rafael Nadal e David Ferrer.

O primeiro set começou equilibrado, mas Berdych passou a errar muito, cometendo duas duplas faltas. Wawrinka conseguiu a primeira quebra de serviço da partida e abriu vantagem de dois games com um 4-2.

O tcheco não conseguiu uma grande reação e a parcial foi até o fim com confirmações dos saques dos dois tenistas, com vitória do suíço no primeiro set por 6-3. Destaque para o game que definiu a parcial, vencido por Wawrinka após oito minutos de serviço.

A segunda parcial, assim como a primeira, também teve equilibrou em seus primeiros games, sem quebras de serviços para nenhum dos lados. O set se arrastou assim, com Berdych mais seguro em seus saques do que na parcial anterior. Wawrinka manteve o bom rendimento em seus serviços e o set acabou indo para o tie-break.

No tie-break, Berdych teve um desempenho muito melhor do que em todos os games anteriores e fechou o desempate em um incrível 7-0, deixando a partida empatada em 1 a 1.

O terceiro set também começou com distribuição nos games, mas Wawrinka voltou a ter rendimento igual ao da primeira parcial. O suíço conseguiu a quebra de serviço e abriu 4-1, marcando oito pontos em sequência entre os games. A partir daí, os dois tenistas apenas confirmaram seus saques, o que garantiu a vitória de Wawrinka por 6-3, assim como no primeiro set.

A competição segue nesta segunda-feira com a estreia de Juan Martín del Potro, da Argentina, e Richard Gasquet, da França, em partida que será válida pela outra chave, o grupo B, onde estão os ídolos do tênis Novak Djokovic e Roger Federer.

A chave de Berdych e Wawrinka seguirá nesta terça-feira com a partida entre o número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal, e o compatriota David Ferrer. Os espanhóis vão voltar a se enfrentar três dias após o confronto entre eles pela semifinal do Masters 1000 de Paris, onde Ferrer levou a melhor.

Os resultados das partidas da primeira rodada vão determinar os confrontos da rodada seguinte. Wawrinka, com a vitória de hoje, aguarda o perdedor do confronto entre Ferrer e Nadal. Quem vencer o duelo de espanhóis vai encarar Berdych.