Topo

Irmãos Bryan 'falam muito', imitam Ronaldinho e perdem para brasileiro

Dodig (e) e Marcelo Melo comemoram após vitória sobre os irmãos Bryan nas Finais da ATP - AFP PHOTO / BEN STANSALL
Dodig (e) e Marcelo Melo comemoram após vitória sobre os irmãos Bryan nas Finais da ATP Imagem: AFP PHOTO / BEN STANSALL

Do UOL, em São Paulo

05/11/2013 17h27

O brasileiro Marcelo Melo, ao lado do croata Ivan Dodig, não teve vida fácil na estreia da dupla nas Finais da ATP, nesta terça-feira, em Londres. Enfrentando os irmãos gêmeos americanos Mike e Bob Bryan, eles tiveram muito trabalho, mas venceram por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-3 e 10-8, e largaram na frente do grupo A. Mesmo com a vitória, tiveram que engolir uma série de 'gracejos' dos melhores do mundo.

Durante a partida, os americanos exageraram na catimba e acabaram punidos por tanta malandragem. No início do segundo set, eles perderam um ponto ganho após Bob Bryan falar com a arbitragem durante um longo rally. Pouco depois, quando o momento do jogo era favorável para eles, Bob resolveu 'imitar' o craque Ronaldinho Gaúcho durante um ponto. O americano fez graça e virou o rosto ao rebater uma bola para a quadra adversária, exatamente como os lances de Ronaldinho que ficaram famosos no futebol, quando ele fazia o passe para um lado e olhava para o outro.

O primeiro set mal começou e a dupla formada pelo brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig já percebia que não teria vida fácil diante dos americanos melhores do mundo. Os irmãos gêmeos Bob e Mike Bryan começaram com força máxima. Eles confirmaram o serviço e logo em seguida conseguiram a quebra no saque do croata, e com poucos minutos de jogo já venciam por 3 games a 0.

Após a desvantagem inicial, Melo e Dodig se acalmaram e o saque começou a entrar, dificultando as recepções dos americanos. Tanto que, no sétimo game do set, eles conseguiram devolver a quebra e deixar a partida praticamente empatada. Entretanto, a euforia durou pouco. Quando Melo foi sacar perdendo por 4 a 3, ele foi quebrado e viu a desvantagem aumentar.

Bastante experientes, os irmãos Bryan não desperdiçaram a chance, dominaram o último game do set e fecharam com tranquilidade a primeira parcial por 6 a 3.

Na volta para o segundo set, o panorama se inverteu. Os americanos pareciam desconcentrados e cometiam erros primários. Melo e Dodig aproveitaram para quebrar logo na primeira chance e largaram com 3 a 0 no placar. Durante o segundo game, Mike Bryan reclamou com o árbitro principal durante uma disputa e acabou sendo penalizado com a perda do ponto. A atitude favoreceu Melo e Dodig, que aproveitaram o vacilo do adversário para conseguir a quebra.

Entretanto, os americanos conseguiram devolver a quebra e voltar para o jogo no segundo set. Aproveitando a boa fase, os irmãos Bryan começaram a 'tirar onda'. Durante o sétimo game, um deles chegou a virar a cara antes de bater na bola, . Apesar disso, Marcelo Melo não se abalou e venceu o ponto em questão. Em seguida, com uma nova quebra, a dupla do brasileiro venceu e a partida foi para o 'super tie-break'.

Neste tie-break prolongado, vence a dupla que chegar a 10 pontos primeiro. Em um tie-break normal, a disputa acabaria nos 7. Com personalidade, saíram de uma desvantagem de 4 a 0 e venceram por 10 a 8.

Este foi o quinto confronto entre as duplas. Agora, os americanos lideram com três vitórias, contra duas da dupla Melo/Dodig.

O outro brasileiro presente nas Finais da ATP não teve a mesma sorte. Bruno Soares, ao lado do austríaco Alexander Peya, foi derrotado por Leander Paes, da Índia, e Radek Stepanek, da República Tcheca, por 2 sets a 1, com parciais de 6-3, 5-7 e 10-8, em partida válida pelo grupo B.