Topo

Djokovic bate Gasquet e chega à semi com 100% de aproveitamento

Do UOL, em São Paulo

09/11/2013 20h11

Mesmo sem chances de recuperar o topo do ranking mundial neste ano, Novak Djokovic provocou que batê-lo nas Finais da ATP será uma tarefa árdua. O sérvio venceu o francês Richard Gasquet por 2 sets a 1 (7/6 (7-5), 4/6 e 6/3), na tarde deste sábado, e garantiu os 100% de aproveitamento na primeira fase da competição.

Djokovic já estava classificado para as semifinais do torneio após vencer Roger Federer e Juan Martin Del Potro pelo grupo B. Na semifinal deste domingo, ele vai enfrentar o suíço Stanislas Wawrinka. O outro confronto será entre Rafael Nadal e Roger Federer.

Djokovic começou o confronto com total domínio e dava mostras de que a vitória viria com tranquilidade. Ele quebrou o serviço do rival logo no primeiro game e manteve a vantagem até o décimo game.

No entanto, Gasquet não facilitou o jogo, apesar de já estar eliminado das Finais da ATP após perder os dois jogos que havia disputado. O francês pressionou, devolveu a quebra e deixou tudo empatado por 5 a 5. A parcial só foi decidida em um tie-break equilibrado com vitória do sérvio por 7-5.

Gasquet voltou a mostrar garra e não desanimou no segundo set. Voltou para o jogo mais agressivo e focado e logo colheu os frutos de sua postura aguerrida. No início do set conseguiu a quebra abrindo 2 a 1 de vantagem. Desde então, foi seguro e firme em seu serviço e não deu chances a Djokovic, levando a disputa para o terceiro set.

No set decisivo, Djokovic mostrou porque é um dos favoritos ao título. Logo no segundo game impôs pressão e quebrou o serviço de Gasquet. A partir daí, só precisou manter a vantagem e fechou o jogo com um ace.