Topo

Rivalidade estendida faz Djokovic "ver Nadal mais que minha mãe"

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres

12/11/2013 06h01

A decisão das Finais da ATP, nesta segunda-feira, em Londres, marcou o sexto encontro entre Novak Djokovic e Rafael Nadal na temporada de 2013 e o 39o na carreira de ambos. E ainda não acabou: o sérvio e o espanhol serão ainda adversários em exibições no Chile e na Argentina nas próximas semanas. "Este ano eu vi Rafa mais do que tive chance de visitar minha mãe", brincou Djokovic após o confronto.

Contra Nadal, o sérvio imprimiu um ritmo de jogo avassalador na decisão em Londres, venceu o jogo por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 6-4, e manteve o título do campeonato que encerra a temporada.

Campeão pela terceira vez, o sérvio de certa forma compensou derrotas importantes em 2013. Apesar de ter sido campeão na Austrália, em janeiro, ele perdeu o título de Wimbledon para Andy Murray e caiu diante de Nadal no Aberto dos EUA. O espanhol também lhe tomou o lugar no topo do ranking mundial, que Djokovic encabeçara no final das duas últimas temporadas.

"Foram algumas derrotas doloridas e precisei trabalhar o lado mental. Fiz mudanças no meu jogo e os resultados estão vindo", disse o sérvio para explicar uma sequência de 22 vitórias e quatro títulos em quatro torneios disputados desde o final de setembro.

Antes de pensar em Nadal na turnê sul-americana, porém, Djokovic tem pela frente a final da Copa Davis, em que tentará levar a Sérvia ao segundo título da mais importante competição por equipes do tênis – os sérvios recebem a República Tcheca, atual campeã, em Belgrado, de sexta-feira a domingo. "Estou exausto, mas a oportunidade de tentar ganhar a Copa Davis diante da nossa torcida não vem todos os dias", explicou Djoko.