Topo

Berdych sobra contra novato sérvio e empata decisão da Copa Davis

Do UOL, em São Paulo

15/11/2013 17h45

Os favoritos prevaleceram nos dois primeiros jogos da decisão do Grupo Mundial da Copa Davis. Depois de o sérvio Novak Djokovic ter batido o “freguês” Radek Stepanek, o tcheco Tomas Berdych aproveitou a inexperiência de Dusan Lajovic, venceu por 3 a 0 nesta sexta-feira (parciais de 6-3, 6-4 e 6-3) e empatou o confronto final em Belgrado (Sérvia).

Berdych, número 1 da República Tcheca, é o sétimo colocado do ranking mundial de tênis. O atleta de 28 anos já obteve oito títulos na carreira e tem sido um dos principais responsáveis pela campanha do país, que tenta neste ano o bicampeonato da Davis.

Lajovic, por outro lado, tem 23 anos e ocupa apenas a 117ª posição no ranking mundial. O sérvio só havia disputado um jogo de Copa Davis na vida, na primeira rodada do ano passado, e foi escolhido para substituir o lesionado Janko Tipsarevic na decisão de 2013.

Além da dicotomia entre os perfis, a altura é um diferencial entre Berdych e Lajovic. O tcheco tem 1,96m, e o sérvio mede 1,83m.

Nesta sexta-feira, Berdych usou a experiência para aproveitar melhor a altura. Ele concentrou o jogo no fundo de quadra, conseguiu um aproveitamento acima de 90% quando foi obrigado a usar o segundo serviço e usou muito melhor as idas à rede.

Com a vitória do tcheco, a decisão da Davis agora está empatada por 1 a 1. Os dois países disputarão o duelo de duplas no próximo sábado, e os últimos jogos de simples serão realizados no domingo.

Desde o início do duelo desta sexta-feira, Berdych apostou em uma combinação de saque forte e jogo de fundo de quadra. Lajovic não conseguiu fazer com que o tcheco abandonasse a região em que se sentia mais tranquilo.

Com os dois tenistas fazendo jogo de fundo de quadra, o primeiro set teve baixo índice de erros não forçados (três de Lajovic e dois de Berdych). No entanto, o tcheco conseguiu colocar o sérvio mais vezes em situações desconfortáveis e causou 19 falhas do rival.

Berdych também teve melhor aproveitamento quando trabalhou com o segundo serviço (90% a 71%). Isso fez diferença na parte final do set, principalmente, e o tcheco conseguiu fechar a parcial com vitória por 6 a 3.

O diapasão do segundo set foi muito similar. Os dois tenistas seguiram apostando em jogo de fundo de quadra, com poucos erros e uma escolha contida de golpes. E o aproveitamento dos pontos em segundo serviço seguiu fazendo diferença (Lajovic teve 40%, e Berdych amealhou 75% dos pontos quando esteve nessa condição).

Lajovic chegou a tentar um jogo de rede mais forte no trecho final do segundo set e teve 100% de aproveitamento nesse tipo de lance. Mas Berdych, que havia conseguido uma quebra no quinto game da parcial, não mudou o estilo de jogo e venceu por 6 a 4.

No terceiro set, a situação de Lajovic ficou ainda mais complicada. O sérvio teve aproveitamento de pontos inferior a 60% quando trabalhou com o primeiro serviço. Logo no primeiro game, teve o saque quebrado por Berdych. O tcheco jogou muito mais na rede do que em parciais anteriores e conseguiu vitória tranquila por 6 a 3.