Topo

Após "apagão" no primeiro set, Nadal vence alemão e vai à final de Doha

Do UOL, em São Paulo

03/01/2014 15h27

Apesar de não ter feito jogos perfeitos nesse torneio de Doha, no Qatar, Rafael Nadal entrou em quadra pela semifinal da competição nesta sexta-feira como favorito absoluto. O número um do mundo, no entanto, sabia que poderia ser surpreendido pelo alemão Peter Gojowczyk, que é a zebra do torneio de Doha. Derrotado no primeiro set, o espanhol se recuperou, venceu por 2 sets a 1 (6/4, 6/2 e 6/3) e está na final de Doha.

Surpresa no torneio de Doha, Peter Gojowczyk passou por Dominic Thiem, Philipp Kohlschreiber e Dustin Brown. O alemão é o número 162 do mundo e não tem títulos conquistados.

Rafael Nadal dispensa comentários. O espanhol número um do mundo tem 60 títulos na carreira. Favorito para vencer em Doha, Nadal tem ganhado jogos com certa dificuldade. Como na partida das quartas de final, quando venceu Ernests Gulbis com parciais de 7/5 e 6/4.

Nesta sexta-feira, contra Rafael Nadal, Gojowczyk assustou em quadra. As duas horas de partida foram muito disputadas.  No primeiro set, o alemão fez 3 games a 0 em cima do melhor do mundo, que só começou a reação aos 20 minutos de partida, quando empatou por 3 a 3 o duelo.

A partir da reação de Nadal, Peter Gojowczyk trabalhou ainda mais em quadra e surpreendeu ao conseguir se manter à frente no placar até o final do primeiro set, que durou 47 minutos. Parcial foi de 6 a 4 para o alemão.

Concentrado e mais ofensivo, Rafael Nadal mostrou que a derrota no primeiro set foi apenas um acidente. Logo o melhor do mundo mostrou que com ele não tem brincadeira e além de devolver os 3 games a 0 sofridos no primeiro set fez 4 games a 0 na sequência.  O set terminou 6 a 2 para o espanhol.

Diferente dos outros sets, o terceiro começou mais equilibrado e pela primeira vez com empate de 1 game a 1 logo no início. Apesar de tentar com muito empenho e qualidade, o alemão não teve forças para vencer o melhor do mundo e acabou derrotado no terceiro set por 6 a 3. 

Na final, o adversário de Rafael Nadal será conhecido no final da tarde desta sexta-feira, quando Florian Mayer e Gael Monfils se enfrentam pela semifinal de Doha.