Topo

Paciência de Nadal supera ousadia de Monfils e espanhol avança na Austrália

Do UOL, em São Paulo

18/01/2014 09h47

Longe da melhor forma da carreira, o francês Gael Monfils adotou uma estratégia ousada para tentar superar Rafael Nadal neste sábado pela manhã, em jogo válido pela terceira rodada do Aberto da Austrália. Não deu certo e o espanhol venceu por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/2 e 6/3. Com este resultado, o espanhol irá enfrentar nas oitavas de final o japonês Kei Nishikori.

No começo do jogo, Nadal apenas controlou seus movimentos e trocou bolas como de costume. Do outro lado, Monfils buscava ser mais agressivo para surpreender o melhor do mundo e , por conta disso, errava mais no jogo. As bolas de canhota do espanhol começaram a entrar com facilidade e o francês só conseguiu esboçar uma reação quando salvou dois set points, mas já era tarde.

No segundo set, parece que a motivação de Monfils veio diferente. O número 25 do mundo veio mais concentrado, acertando bolas difíceis e jogando pressão para Nadal. Chegou a gritar comemorando efusivamente um ponto quando empatou em games para demonstrar ao adversário que estava em boa forma.

O espanhol ainda levou a mão duas vezes ao tornozelo do pé direito, insinuando que estaria sentindo dores. Mesmo assim, ele continuou no jogo e tranquilo.

A regularidade e frieza de Nadal mesmo no melhor momento de Monfils fizeram com que o francês passasse a ficar nervoso: cada ponto conquistado carecia de 19 bolas trocadas e os erros voltaram a aparecer. Após três duplas faltas seguidas de Monfils, Nadal já estava com uma excelente vantagem, que conduziu até o final do do set.

Mais irritado que nos demais trechos do jogo, Monfils passou a carregar a mão nos saques. Conseguiu alguns cinco aces (contra nenhum do rival) até empatar o jogo em três games.

Só que a intensidade do francês acabou sucumbindo ao talento de Nadal, assim como foi em todo o jogo: no momento chave, o melhor do mundo reduziu a quantidade de erros e aproveitou-se da instabilidade do adversário para fazer o resultado.

  • Pouco antes do jogo de Nadal, um duelo francês, onde o número dez do mundo, Jo-Wilfried Tsonga venceu Gilles Simon por 3 sets a 0, parciais de 7/6(5), 6/4 e 6/2.

    Com este resultado, na próxima fase, Tsonga – que foi vice do torneio em 2008 - irá enfrentar o suíço Roger Federer, que já venceu a competição oceânica quatro vezes na carreira (2004, 2006, 2007 e 2010).