Topo

Azarenka afasta polêmica, confirma favoritismo e vai às quartas

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 02h18

Atual número dois do mundo, Viktoria Azarenka reencontrou a norte-americana Sloane Stephens neste domingo na Austrália após polêmica no torneio do ano passado. Em 2013, a bielorrussa foi muito criticada por ter pedido tempo médico durante jogo das semifinais, atitude que foi considerada antidesportiva e uma forma de ganhar a partida.

Neste domingo, no entanto, a atual bicampeã  do Aberto da Austrália confirmou seu favoritismo e derrotou a norte-americana por 2 sets a 0, com parciais de 6-3, e 6-2. Assim, Azarenka comprova sua superioridade em quadra e afasta os rumores de trapaça.

Num duelo equilibrado e com muita rivalidade, Azarenka acabou se saindo melhor nos detalhes. A bielorrussa cometeu menos erros (19 contra 31 de Stephens), teve mais paciência e venceu mais ralis.

Mas a norte-americana de apenas 20 anos deu trabalho para a número dois do mundo. Resistente nos ralis Stephens abusou da força e fez Azarenka correr bastante em quadra. Mesmo assim, acabou exagerando em alguns momentos e cometendo erros bobos.

A antipatia das duas atletas, herança do último Aberto da Austrália, ficou clara na partida. Sérias, as atletas até trocaram boladas. Em uma devolução de bola, Stephens buscou a parelela e acabou acertando a bola nas partes íntimas de Azarenka, que fechou a cara e virou as costas para a adversária. Na sequência, veio a resposta. Em uma disputa de bolas curtas na rede poucos games depois, a número dois do mundo acertou as costas da norte-americana, que aplaudiu a rival ironicamente.

Ao fim da partida, a número dois do mundo amenizou a rivalidade e disse que a norte-americana é uma grande adversária, com um grande futuro. "Foi uma partida muito difícil e desafiadora", afirmou.

Victoria Azarenka espera o resultado do duelo entre Garbine Muguruza e Agnieszka Radwanska para saber sua adversária nas quartas de final. 

SHARAPOVA ABUSA DOS ERROS, PERDE E É ELIMINADA

  • Mais uma top 5 do ranking da WTA foi eliminada do Aberto da Austrália neste domingo. Após a queda de Serena Williams para Ana Ivanovic, foi a vez de Maria Sharapova, nº 3 do mundo, ser eliminada do primeiro Grand Slam do ano. Sharapova foi derrotada pela eslovaca Dominika Cibulkova, atual nº 24 do ranking da WTA, por 2 sets a 1, parciais de 3-6, 6-4 e 6-1. A russa começou bem a partida, mas sumiu de quadra no começo do segundo set e repetiu as atuações abaixo do esperado que vem apresentando durante toda a competição. Leia mais aqui.