Topo

Federer lembra 'velhos tempos' e bate Tsonga para ir às quartas

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 08h59

Nesta segunda-feira, Roger Federer venceu com autoridade o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 7/5 e 6/4, e está classificado para as quartas de final do Aberto da Austrália.

O suíço mostrou estar realmente disposto a conquistar o seu 18º Grand Slam da carreira, e jogou um tênis no mais alto nível. Com muita agressividade e precisão, Federer fez os seus fãs se lembrarem dos seu melhores momentos, nos anos entre 2003 e 2009, quando ele dominava com soberania o circuito mundial.

Mesmo contra um adversário com o estilo de jogo muito ofensivo, o suíço foi quem ditou o ritmo da partida. Ao todo ele acertou 43 bolas vencedoras, contra 28 de Tsonga.

Após a vitória, Federer disse que o fato de ter jogado anteriormente nas mais diversas condições de clima pode tê-lo ajudado a encontrar o seu melhor tênis contra Tsonga: "Joguei sob forte calor, de noite, de dia... Acho que isso tudo me ajudou a jogar uma partida sólida nesta noite. Esse foi um grande teste para mim, Joe [Tsonga] é sempre um grande teste", explicou.

Muito concentrado e com boa movimentação no fundo de quadra, Federer começou o jogo controlando a maioria dos pontos. Logo no segundo game, ele conseguiu a primeira quebra e levou a vantagem com segurança até o final do set, sem dar nenhuma oportunidade para que Tsonga devolvesse a quebra.

No segundo set, o francês melhorou e conseguiu equilibrar o jogo. Mas no décimo primeiro game, Federer emplacou uma quebra providencial e venceu por 7 a 5.

Na última parcial, Tsonga se mostrou visivelmente irritado por não conseguiu impor o seu jogo. Ele tentou mudar a postura e agredir o saque do suíço, mas era constantemente surpreendido por lobs, passadas e belos winners. O suíço, por sua vez, sacava com firmeza, dominava os pontos no fundo da quadra e subia constantemente na rede para definir os pontos.

Ao todo, Federer subiu 41 vezes para a rede e conquistou o ponto em 34 oportunidades. Um aproveitamento superior a 82%. No mesmo quesito, Tsonga ganhou apenas 11 pontos, em 25 subidas, com um aproveitamento de 44%.

Este foi o 14º confronto entre os tenistas, e Federer tem ampla vantagem, com 10 triunfos e apenas 4 derrotas. Em Grand Slams, entretanto, cada um havia vencido duas vezes até então. Tsonga derrotou o suíço em 2013, em Roland Garros, e no torneio de Wimbledon de 2011.

O seu próximo desafio é contra o britânico Andy Murray, número 4 do mundo, que venceu o também francês Stephane Robert por 3 sets a 1. E o trajeto de Federer para o título não será nada fácil, já que, caso passe de Murray, poderá ter adversários como Rafael Nadal na semifinal e Novak Djokovic na decisão.

MARCELO MELO E DODIG LEVAM VIRADA E SÃO ELIMINADOS

Os favoritos parecem estar sem sorte neste Australian Open. Assim como já havia acontecido com os três principais cabeças de chave, o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig, quarta dupla mais bem cotada ao título, se despediu do torneio nas oitavas de final.

 

Nesta segunda-feira, eles perderam de virada para o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lidsted com parciais de 5/7, 6/4 e 6/4.