Topo

Radwanska sobra em quadra, derrota bicampeã Azarenka e vai à semifinal

Do UOL, em São Paulo

22/01/2014 01h43

Agnieszka Radwanska está pela primeira vez em sua carreira na semifinal do Aberto da Austrália. Com uma atuação sólida e ofensiva na madrugada desta quarta-feira, a polonesa induziu Victoria Azarenka a uma série de erros, controlou a atual bicampeã do torneio por 2 sets a 1, com parciais de 6-1, 5-7 e 6-0, e vai encarar Dominika Cibulkova na disputa por uma vaga na decisão.

O duelo ficou marcado pela forma como Radwanska conseguiu anular o jogo de Azarenka durante a maior parte do tempo. Antecipando jogadas na rede e movimentando a adversária no fundo da quadra, a número 5 do mundo atropelou a bielorrussa em dois sets e só permitiu algum equilíbrio na segunda parcial.

Além de uma partida inspirada da rival, Azarenka ainda vai ter que dormir com a insatisfação de uma atuação cheia de erros não forçados. Foram 47 da vice-líder no ranking da WTA contra apenas 15 da polonesa.

A partida começou com domínio completo de Radwanska. Com duas quebras seguidas, a polonesa controlou bem as ações distribuindo golpes variados, jogando de forma inteligente, apostando jogadas abertas e fazendo a rival se movimentar bastante no fundo da quadra.

Já Azarenka estava irreconhecível na primeira parcial. Longe de apresentar um jogo consistente, a número 2 do mundo cometeu 17 erros não forçados e viu a adversária vencer o primeiro set por 6-1 de forma fácil, em apenas 33 minutos.

A segunda parcial começou de forma diferente. Mais “ligada”, Azarenka começou a colocar seu jogo em prática e demonstrou golpes à altura de uma bicampeão do Aberto da Austrália. Além disso, a número 2 do mundo começou a dificultar o serviço da polonesa, deixando os games mais disputados.

Radwanska deu indícios de que poderia deslanchar novamente no placar após quebrar o saque da adversária no quinto game. No entanto, a bielorrussa resistiu bem, foi para cima e devolveu a quebra. O equilíbrio permaneceu até o 12º game da parcial, quando Azarenka novamente conseguiu bater o serviço da adversária e fechou por 7-5, levando o jogo para o terceiro set.

Na última parcial não teve jeito. Retomando a tática do primeiro set, quando botou Azarenka para correr, Radwanska não permitiu que a bielorrussa demonstrasse seu jogo e atropelou por 6-0, conseguindo vaga entre as quatro melhores da competição.