Topo

Após quebrar tabu, Bellucci já busca outro: a volta ao top 100

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 06h00

Thomaz Bellucci venceu nesta quarta-feira, de virada, o argentino Juan Monaco, e se garanti unas quartas de final do ATP 500 do Rio - chegando a esta fase em um torneio da ATP pela primeira vez após 10 meses. Agora, ele busca a quebra de outro tabu.

Caso bata David Ferrer, número 4 do mundo, na próxima sexta-feira, estará de volta ao top 100 do mundo pela primeira vez desde julho de 2013, quando caiu 43 posições na lista após ser eliminado no torneio de Hamburgo.

Com a vitória nesta quarta, ele já voltou, ao menos a posição de número 107. Assim, também será de qualquer maneira, na próxima semana, o número um do Brasil, ultrapassando João Souza, o Feijão, que caiu na primeira rodada no Aberto do Rio.

A escalada no ranking pode ser ainda maior caso ele avance até o título - Bellucci pode chegar até a 942 pontos.

Só que a tarefa não será fácil: Ferrer, além de top 4 do mundo, tem vantagem no confronto direto com Bellucci. São 3 vitórias e só uma derrota. Confira abaixo:

CONFRONTOS ENTRE FERRER E BELLUCCI

  • Torneio de Barcelona – 2010: Ferrer 2 x 0 Bellucci (6-4 e 6-0)

    Torneio de Acapulco – 2010: Ferrer 2 x 0 Bellucci (6-4 e 6-1)

    Masters 1000 de Xangai – 2010: Ferrer 2 x 0 Bellucci (7-6 e 6-3)

    Masters 1000 de M. Carlo – 2012: Bellucci 2 x 0 Ferrer (6-3 e 6-2)

BELLUCCI FARÁ QUARTAS EM ATP PELA PRIMEIRA VEZ EM 10 MESES

  • Foram necessários 10 meses e uma fase que o tirou do top 100 do mundo, mas o tabu caiu: Thomaz Bellucci voltará a disputar as quartas de final de um torneio da ATP, e será em casa. No Rio Open, nesta quarta-feira, Bellucci novamente saiu atrás, mas virou e passou pelo argentino Juan Monaco em três sets: 4-6, 6-3 e 6-3.

    Isso significa que ele estará entre os oito melhores de um torneio ATP pela primeira vez desde o ATP 500 de Barcelona, em abril de 2013 - quando abandonou por problema nas costas.

MELO VENCE E PAÍS TERÁ SEUS MELHORES DUPLISTAS NAS QUARTAS

  • Marcelo Melo teve seu jogo de duplas relegado a quadra um (secundária) do Rio Open, assim como já havia sido feito no jogo que envolveu Bruno Soares e André Sá. E mais uma vez foi dado argumento para que os melhores tenistas brasileiros da atualidade possam ser escalados na quadra central do complexo. Melo, jogando ao lado de David Marrero (que não é seu parceiro usual), venceu a dupla alemã de Andre Begemann e Martin Emmrich nesta quarta, por 2 sets a 0 (7-6(4) e 7-5), e avançou às quartas.

    Assim, as principais duplas cabeças-de-chave seguirão no torneio, ambas envolvendo brasileiros. Bruno Soares, número 3 do mundo, está na próxima fase ao lado de Alexander Peya; e Melo passou com Marreiro, mantendo a esperança de uma decisão brasileira nas duplas.

Confira os principais horários para a quinta-feira de Rio Open:

Teliana Pereira x Patricia Mayr-Achleitner  – não antes de 16h30
Bruno Soares/Alexander Peya x Jeremy Chardy/Lukas Dlouhy – não antes de 15h
Marcelo Melo/David Marrero x Pablo Cuevas/Horacio Zeballos – em seguida
Rafael Nadal x Albert Montañes – não antes de 19h