Topo

Apesar de golpe à la Federer, Bruno Soares cai na estreia em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

26/02/2014 22h25

Buscando recuperação após a derrota nas semifinais do Aberto do Rio de Janeiro, na última semana, Bruno Soares e Alexander Peya acabaram decepcionando e caíram já na estreia do Aberto do Brasil, em São Paulo, nesta quarta-feira. Eles perderam para a dupla formada por Guillermo Garcia-Lopez, da Espanha, e Philipp Oswald, da Áustria, em três sets, parciais de 3-6, 6-4 e 10-7.

Assim, não defendem o título de 2013, quando bateram os tchecos Frantisek Cermak e Michal Mertinak. no match tie-break. E foi no match tie-break, a parcial decisiva do jogo de duplas, que eles acabaram eliminados nesta quarta.

Apesar da derrota, o jogo foi marcado por um espetacular lance de Bruno Soares logo no 3° game do 1° set. Próximo à rede, ele rebateu a bola, sem deixar cair, passando a raquete por trás do corpo, lembrando famoso golpe de Roger Federer no Aberto dos EUA de 2006, contra Tim Henman. O lance, considerado um dos mais bonitos da carreira do suíço, só teve uma diferença: ele acertou o bate-pronto pelo meio das pernas.

A derrota de Soares acabou por completar um péssimo dia para os brasileiros no ginásio do Ibirapuera: nas simples, João Souza, o Feijão, caiu para Albert Montañes, após abandonar o jogo no meio do 2° set com dores nas costas; nas duplas, Guilherme Clezar e Marcelo Demoliner caíram para Maximo Gonzales e Juan Monaco no match tie-break.

Soares e Peya começaram bem o jogo. No 1° set, eles se destacaram em dois fatores: nas devoluções e no saque - ganharam 92% dos pontos em primeiro serviço, por exemplo. Mantendo seus saques, conseguiram quebras no 5° e no 9° game para fechar em 6-3.

Já na segunda parcial, a queda na qualidade das devoluções afetou o jogo da dupla, que acabou quebrada no sétimo game. Foi a única chance de quebra no set e, aproveitada, acabou por definir a parcial, encerrada em 6-4 para Oswald e Garcia-Lopez.

A derrota aparentemente abalou a dupla, que cometeu diversos erros durante o match tie-break, viu os rivais abrirem vantagem aos poucos e, em erro de Peya na rede, fecharem a parcial em 10-7 e o jogo em 2 sets a 1.

Oswald e Garcia-Lopez encaram, nas quartas, os argentinos Maximo Gonzales e Juan Monaco.