Topo

Carrasco de Bellucci bate 'zebra' e é campeão do Aberto do Brasil

Do UOL, em São Paulo

02/03/2014 18h43

Nem o cansaço impediu o argentino Federico Delbonis de garantir o título do Aberto do Brasil, em São Paulo, neste domingo. Com 3 horas e 11 minutos de jogo acumuladas no último sábado, entre a vitória sobre Bellucci e a derrota nas duplas, Delbonis conseguiu vencer o italiano Paolo Lorenzi por 2 sets a 1 (4-6, 6-3 e 6-4) e se tornar o campeão do Aberto do Brasil.

Atual número 114 do mundo,  o italiano era a grande zebra do torneio, já que nem ele acreditava que iria tão longe. Tanto é que o tenista nem viajou com seu técnico para São Paulo e teve de improvisar um uniforme para jogar a semi e a final do campeonato.

A bermuda azul estampada de modelo casual que o italiano usou no último sábado chamou tanta atenção quanto a vaga na final que conquistou, e a maior conquista de sua carreira (ele nunca havia passado de uma quarta de final).  Após o jogo, ele explicou que não pensava que chegaria nas semis, então trouxe poucas trocas de roupa e teve de improvisar. O look foi repetido na partida deste domingo.

Mas, mesmo surpreso com o seu resultado dentro de quadra, o italiano acreditou no título e deu trabalho para Delbonis na final. Apostando num jogo estratégico, Lorenzi pôs o adversário para correr, com paciência na troca de bola e abusando das bolas curtas na rede.

Delbonis, porém, foi mais agressivo e, com um ótimo saque, soube manter a regularidade na partida e impor o seu jogo. Assim, o argentino foi mais decisivo e garantiu o título após duas horas de jogo. O argentino acertou 12 aces durante a partida e teve aproveitamento de 83% no primeiro serviço.

O jogo foi disputado e empolgou a torcida que foi ao ginásio do Ibirapuera, que se envolveu na partida, mesmo sem a presença do brasileiro Thomaz Bellucci na decisão.