Topo

Federer vence em 2 tie-breaks, Melo avança e Murray escapa de zebra

Do UOL, em São Paulo

10/03/2014 18h52

Roger Federer precisou de dois tie-breaks, mas avançou para as oitavas de final no Masters 1000 de Indian Wells. Contra o russo Dmitry Tursunov, nesta segunda-feira, o atual número 8 do mundo venceu em 1h45min., com 7-6(7) e 7-6(2), na partida mais apertada do confronto em sua história.

Foi a quarta vez que Federer e Tursunov se enfrentaram, mas nunca o suíço havia sofrido tanto para passar pelo rival. Em sete sets jogados em três duelos prévios, Tursunov só havia vencido um, em 2006, no Masters de Montreal - porém, no mesmo jogo, levou um pneu, apelido do set que termina em 6-0.

O suíço é o maior campeão da história de Indian Wells, com quatro títulos: 2004, 2005, 2006 e 2012. Para conquistar o penta, nas oitavas deve ter jogo duro: enfrenta quem triunfar entre Kei Nishikori e Tommy Haas.

O saque foi o ponto forte de Federer no duelo (inclusive, o ponto da vitoria veio em um ace). Ele anotou 9 aces, acertou 67% de seu 1° serviço (contra 46% de Tursunov) e venceu o ponto em 71% das vezes em que sacou. Apesar de ambos os sets terminarem no tie-break, Federer pontuou muito mais que Tursunov no total: 85 a 73.

MURRAY ESCAPA DE ZEBRA ESTREANTE EM MASTERS 1000

  • A primeira grande zebra do Masters 1000 de Indian Wells quase ocorreu na tarde desta segunda-feira: Andy Murray, número 6 do mundo, esteve perto de ser eliminado na terceira rodada por Jiri Vesely, tcheco de 20 anos que nunca havia disputado um torneio deste nível (o segundo maior da ATP) até esta semana. Mas Murray conseguiu se salvar no set decisivo e venceu 6(2)-7, 6-4 e 6-4.

    Vesely jogou em Indian Wells seu primeiro Masters 1000 na carreira. O tcheco, que chegou a ser n° 1 do mundo enquanto juvenil, venceu apenas quatropartida em torneios da ATP na carreira (todas em 2014; em 2013, perdeu seus sete jogos); ele também nunca havia passado da segunda rodada de um torneio ATP (em Memphis-EUA e em Chennai-IND, neste ano). Murray foi seu primeiro adversário dentro do top 15 do mundo na carreira.

    O britânico chegou a abrir 3 a 0 no primeiro set, até ser quebrado quando sacava para fechar. Levou a virada no tie-break. Na segunda parcial, esteve uma quebra atrás em 4 a 3, mas se salvou novamente. Por fim, mais drama: novamente só empatou em 4ª 4, quebrando Vesely, antes de vencer com nova quebra em 6-4.

    Murray pega o vencedor do duelo entre Milos Raonic e Alejandro Falla nas oitavas de final.

MELO E DODIG VIRAM APÓS COMEÇO RUIM E VÃO ÀS QUARTAS

  • As duas primeiras duplas a alcançarem as quartas de final em Indian Wells têm brasileiros. Depois de Bruno Soares, com Alexander Peya, chegar entre os oito melhores no último domingo, nesta segunda foi a vez de Marcelo Melo, junto a Ivan Dodig, avançar.

    Melo e o croata sofreram dura derrota no primeiro set contra Coling Fleming e Ross Hutchings, quando chegaram a perder quatro games seguidos (3-6), mas se recuperaram e venceram no match tie-break, com 6-4 e 10-6.

    Será a quarta vez no ano em que Melo estará entre os oito melhores de um torneio. Ele já tem um título (ao lado de Julian Knowle, triunfou em Auckland) e foi vice no Aberto do Rio de Janeiro.