Topo

Federer, n° 2 da Suíça, vence em Indian Wells; Wawrinka, o n° 1, perde

Do UOL, em São Paulo

12/03/2014 23h15

O clichê diria que a quarta-feira de Indian Wells foi de "oito ou oitenta" para a Suíça. Os dois melhores jogadores do país entraram em quadra, mas só um venceu. E este foi Roger Federer, atualmente o n° 2 do país no ranking da ATP. Stanislas Wawrinka, campeão do Aberto da Austrália e n° 1 suíço, foi eliminado.

Roger Federer continua a dar mostras de que seu 2014 será melhor do que o fraco 2013 e passou por Tommy Haas nas oitavas de final, em duplo 6-4. Foi a 15ª vitória de Federer sobre Haas na história, com apenas três revezes.

O suíço é o maior campeão da história de Indian Wells, com quatro títulos: 2004, 2005, 2006 e 2012. Se vencer o penta, ele já torna 2014 um ano melhor que 2013: se no ano passado só conquistou o torneio de Halle, neste ano já venceu a taça em Dubai.

Federer lembrou Nadal (já eliminado no torneio) na partida contra Haas: venceu ambos os sets com apenas uma quebra de vantagem, no limite. Na primeira parcial, quebrou no 5° game,foi quebrado em seguida e logo depois respondeu para obter a vantagem e não mais perdê-la. Na segunda, tirou o saque do rival no 5° game para triunfar.

No caminho para o quinto título, Federer enfrenta Kevin Anderson. O sul-africano foi o responsável por eliminar Stanislas Wawrinka, também nesta quarta-feira. 

Wawrinka perdeu para Anderson seu primeiro jogo no ano. Ele havia conquistado os outros dois torneio dos quais participou: Aberto da Austrália e Chennai.

O suíço, número três do mundo, sofreu com dores no segundo set, recebendo atendimento por duas vezes. Apesar do problema físico, virou a parcial que estava 3 a 1 para Anderson e levou o jogo ao set decisivo.

Lá, porém, sofreu três quebras de serviço e foi eliminado: 7-6(1), 4-6 e 6-1.

Mais tarde e no mesmo dia, Wawrinka e Federer ainda voltaram a atuar, pela madrugada de Brasília. Nas duplas, juntos venceram Leander Paes e Radek Stepanek no super tie-break, com parciais de 6-3, 6-7 (6-8) e 10-4, e avançaram à semifinal.