Topo

Soares vira 5° brasileiro a vencer Federer e tenta 2ª taça em Masters 1000

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 16h57

Acabou o sonho de Roger Federer de sair com dois títulos de Indian Wells. E foi graças a um brasileiro. Nesta sexta-feira, o suíço, jogando com seu compatriota Stanislas Wawrinka, caiu nas semifinais do Masters 1000 americano para Bruno Soares e para o austríaco Alexander Peya: 6-4 e 6-1.

Dessa maneira, Bruno Soares, o número 3 do mundo em duplas (ao lado de seu parceiro Peya), se tornou o 5° brasileiro na história a vencer ao menos um jogo daquele que é considerado por muitos o melhor tenista de todos os tempos. Além de Soares, Gustavo Kuerten (duas vezes), André Sá, Flavio Saretta e Marcelo Melo já triunfaram sobre o suíço - Guga foi o único a vencer nas simples.

Soares e Peya buscarão, agora, sua segunda taça em um Masters 1000, tipo de torneio que só fica atrás dos Grand Slams no tênis. Eles venceram o torneio de Montreal, em 2013.

Na decisão, eles terão os carrascos Bob e Mike Bryan, dupla número um do mundo. Os Bryans já derrotaram Soares e Peya por seis vezes, sendo que três desses triunfos foram em finais. A única vitória do brasileiro e do austríaco foi na decisão de Valencia, em 2013.

E a vitória nesta sexta sobre a chamada dupla "Fedrinka" foi fácil e rápida (56 minutos). Eles venceram os dois primeiros games de serviço sem sofrer pontos, mostrando força no saque - o que costuma ser o ponto fraco da dupla.

Mas o game decisivo foi o 10° e último da parcial. Com Federer no saque, conseguiram a quebra definitiva, para alcançar 6-4. Soares e Peya salvaram três break-points durante o set.

A segunda parcial foi ainda mais tranquila, mas começou com o único susto da partida. Sacando, Bruno foi quebrado pelos suíços. Porém, esse foi o último game perdido por eles na partida.

Com três quebras, fecharam em 6-1, para alcançarem nova decisão. O duelo com os irmãos Bryan será no próximo sábado - o horário ainda não foi divulgado. 

OUTROS TRIUNFOS DE BRASILEIROS SOBRE FEDERER

  • Gustavo Kuerten: em Indian Wells 2003 e Roland Garros 2004

    Marcelo Melo (com Ivan Dodig): no Masters 1000 de Xangai 2013

    Flavio Saretta e André Sá: no Aberto da Austrália 2004