Topo

Com 'pressa', Rafael Nadal vence australiano na estreia em Miami

Do UOL, em São Paulo

23/03/2014 00h43

Rafael Nadal mostrou que não está para brincadeira logo na sua estreia no Masters 1000 de Miami. Agressivo e com pressa, o espanhol venceu o australiano Lleyton Hewitt por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-3, em 69 minutos de jogo.

A partida entre o espanhol e o australiano foi adiada em cerca de duas horas por causa das  chuvas da tarde deste sábado em Miami que postergaram todos os jogos do dia e da longa partida entre a russa Maria Sharapova e a tcheca Lucie Safarova, que durou cerca de três horas.

Talvez seja por isso que Nadal entrou em quadra com ‘pressa’ para vencer a partida. Muito agressivo, o espanhol não deu chances ao adversário e dominou a partida. Logo no primeiro game Nadal já quebrou o saque adversário e manteve ótimo aproveitamento de pontos durante todo o jogo (80%).

Mesmo assim, o número um do mundo cometeu erros bobos, frutos da ansiedade por vencer a partida, como quando errou uma bola na rede fácil de decidir. Após Hewitt ter de correr para fazer uma devolução  e, fora de combate, mandar uma bola alta perto da rede, Nadal exagerou na vontade e mandou a bola para fora da quadra. Numa segunda oportunidade, porém, o espanhol não repetiu o erro e saltou para marcar um belo ponto de smash.

No segundo set, a vontade de vencer de Nadal foi dividida com seu adversário e a partida ficou mais equilibrada. Rival que já deu muito trabalho para o espanhol no início dos anos 2000, Hewitt também adotou postura agressiva a fim de forçar o erro de Nadal. Quem acabou errando mais, porém, foi o australiano, que não foi capaz de aguentar o intenso ritmo de jogo de Nadal.  Assim, o número um do mundo mostrou por que não perde um set para Hewitt há quatro jogos e garantiu vitória na sua estreia em Miami.

Com a partida deste sábado, os dois tenistas somam 11 duelos na carreira, com sete vitórias para Nadal e quatro para Hewitt.

A vitória inaugura a trajetória de Nadal na busca por seu primeiro título em Miami. Três vezes finalista do torneio, ele ainda não tem nenhum Masters 1000 de Miami no currículo.